Atletas do Programa Viva o Esporte (PVE) representam Betim em importantes competições de atletismo nas categorias olímpica e paralímpica, neste fim de semana.
Nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), em Goiânia (GO), cinco atletas do programa participam do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB): Alan Patrick Claudino, Bruno Thiago Santana, Diego Pereira de Jesus, João Pedro Tomaz Siqueira de Oliveira e Lorena Vitória Alves de Souza. Eles competirão nas provas de salto em distância de 200, 400, 800 e 1.500 metros rasos.
A competição reúne competidores com deficiências visuais e físicas, desde a base até o alto rendimento. A próxima etapa será realizada em Belo Horizonte, em junho.
Os resultados, que podem render medalhas de ouro, prata e bronze para os competidores, serão computados no ranking do CPB, o que possibilitará aos melhores colocados o Bolsa Atleta - benefício do Governo Federal que garante apoio financeiro ao esportista por um ano. Além disso, o ranqueamento decidirá quem vai representar o Brasil nos próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em Los Angeles (EUA), em 2028.
Torneio Pró-índice
No sábado (17), 18 atletas do PVE, com idade entre 12 e 55 anos, participam do Torneio Pró-Índice, organizado pela Federação Mineira de Atletismo, no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Eles disputarão provas de 100, 200 e 800 metros rasos, além de lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso e salto em distância. Ao final do torneio, os três melhores em cada prova ganharão medalhas de ouro, prata e bronze.
“O Pró-índice é disputado em uma pista oficial, utilizando as regras oficiais da modalidade, com atletas de clubes tradicionais do atletismo como a Usipa, Clã Delfos, Praia Clube, entre outros. As experiências vividas ali irão proporcionar melhorias importantes na performance dos atletas betinenses”, destaca o professor de atletismo do Programa Viva o Esporte, Ricardo Santos.