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MAI
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06 MAI 2025
EDUCAÇÃO
Betim investe em formação de educadores visando a inclusão de crianças com TEA nas escolas
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Nestas quinta (8) e sexta-feira (9), das 7h15 às 17h, o auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Betim, receberá uma importante ação para profissionais da educação: o curso “Formação de Gerenciamento de Crise – Compreendendo e lidando com birras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Promovido pelo Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), que é vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), o encontro visa preparar educadores para identificar e manejar, de forma qualificada e humanizada, situações desafiadoras no ambiente escolar.

Com olhar atento às necessidades das crianças com TEA, a formação abordará temas fundamentais, como as diferenças entre birras, crises sensoriais, comportamentais e solicitações específicas do espectro; bem como os fatores que podem desencadear esses comportamentos — como dificuldades de comunicação, questões sensoriais, alterações de rotina e frustrações. Abordará também estratégias práticas de prevenção e manejo dessas situações. 


A palestrante convidada é a renomada psicomotricista e psicopedagoga Rita Thompson, que é mestre em educação, diretora do Instituto de Pesquisas SUAV e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, no Rio de Janeiro.


Voltado para educadores em geral, o evento reforça o compromisso da Prefeitura de Betim com uma educação mais inclusiva e acolhedora. “A proposta é garantir que os profissionais estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios diários da sala de aula, oferecendo suporte qualificado às crianças com TEA e suas famílias. A ação também se alinha ao compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos educadores da rede, valorizando a inclusão e o respeito à diversidade”, ressalta a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.