Com o objetivo de ampliar o uso de práticas integrativas e complementares na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Betim promove, nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, a ação formativa gratuita “Fitoterapia no Tratamento de Feridas”. A capacitação é voltada para profissionais do SUS Betim e visa formar novos prescritores de medicamentos fitoterápicos, que já são utilizados com sucesso na cicatrização de feridas em pacientes do município. Interessados podem se inscrever por meio da plataforma Sympla, em um dos links informados abaixo.
A ação formativa ocorrerá no auditório do Hospital Público Regional e será disponibilizada para duas turmas, com cem vagas cada uma, em datas e turnos diferentes: Turma 1 - dias 6 e 13 de maio, das 8h às 12h, pelo link
https://tinyurl.com/phfk9xrr. Turma 2 - dias 7 e 14 de maio, das 13h às 17h, pelo link
https://tinyurl.com/yy5v7adj.
A capacitação vai permitir um cuidado mais humanizado e resolutivo, considerando as necessidades específicas de cada paciente. Com respaldo científico, a fitoterapia é uma das práticas previstas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS e, em Betim, tem mostrado ótimos resultados na assistência à saúde, especialmente nas salas de curativos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Os medicamentos fitoterápicos e homeopáticos são prescritos exclusivamente por profissionais qualificados das unidades de saúde do município. Após a prescrição, o paciente pode solicitar a medicação nas farmácias das UBSs. Os medicamentos são produzidos pela Farmácia Viva e enviados à unidade solicitante para retirada.
A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana, destaca a importância da formação continuada dos profissionais. “A fitoterapia tem se mostrado uma aliada poderosa no tratamento de feridas, oferecendo um cuidado eficaz, acessível e que respeita a individualidade de cada paciente. Com essa capacitação, queremos garantir que mais profissionais estejam preparados para oferecer esse tipo de tratamento com segurança e qualidade”.