Mais de 50 atletas do programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, entram em ação neste sábado (26) em dois importantes campeonatos estaduais de artes marciais. Judocas e taekwondistas disputam medalhas e classificações no Campeonato Mineiro Aspirantes 2025, em Belo Horizonte, e na segunda etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, em Ouro Branco.
No judô, 37 atletas do programa - nas categorias que vão da sub-11 à sênior - participam da competição promovida pela Federação Mineira de Judô. O Aspirantes 2025 acontece no ginásio da AABB-BH e é destinado a esportistas com graduação máxima até a faixa laranja. A equipe betinense será acompanhada pelos técnicos Yuri Rian, Ana Clara Rodrigues e Warley de Souza.
A competição, que reúne clubes e academias de todo o Estado, representa uma oportunidade de intercâmbio técnico e preparação para futuras seletivas. Embora não classificatória, a disputa proporciona aos atletas a chance de enfrentar alguns dos melhores judocas mineiros, ampliando sua experiência e aprimorando o desempenho.
Já no taekwondo, 20 atletas da cidade participam da segunda etapa do Campeonato Mineiro, promovido pela Federação de Taekwondo de Minas Gerais. A competição é classificatória para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil - que reúnem os campeões e vice-campeões estaduais de cada categoria, conforme idade e peso.
Na primeira etapa, realizada em março, em João Monlevade, os 12 competidores do Viva o Esporte conquistaram medalhas. Os atletas treinam no núcleo do Alterosas e no Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga e são acompanhados pelos técnicos Wellis Pinheiro Lopes, Ralph José dos Santos Eufrásio e Caio Silva de Souza.