Equipes da Secretaria Adjunta de Segurança Pública (Seasp) participarão, entre estas quarta (23) e sexta-feira (25), das 8h às 17h, na Divisão de Desenvolvimento Agropecuário, no bairro Filadélfia, de um curso voltado para a pilotagem de drones. Estarão presentes quatro guardas municipais, quatro agentes da Superintendência Municipal de Defesa Civil e um funcionário da Seasp.
A capacitação é fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Betim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o objetivo de capacitar os agentes a conduzir os equipamentos em operações de policiamento ostensivo e preventivo, durante a realização de eventos com grande aglomeração de pessoas e no monitoramento de áreas públicas. Os drones também são utilizados pela Defesa Civil no monitoramento e mapeamento das áreas de risco, além de auxiliar nas ações de resposta a desastres. Atualmente, a Seasp conta com três drones.
Fazem parte do conteúdo ofertado diversos temas como Planejamento de Operação com Drones, Simulação de Voo Manual e Realização de Voo Manual.
“Nós precisamos qualificar os nossos agentes com as melhores técnicas a fim de minimizar qualquer tipo de risco e realizar um serviço de excelência ao captar as imagens e fotos aéreas. Tanto no que tange a demandas relacionadas a desastres, como acontece no caso da Defesa Civil, como às demandas relativas a ocorrências da Guarda Municipal. Essa iniciativa vai ao encontro do conceito de cidade inteligente, que utiliza tecnologia e inovação para otimizar seus serviços”, salienta o secretário adjunto de Segurança Pública, Anderson Reis.