A Prefeitura de Betim deu início, nessa terça-feira (8), à implantação da nova sinalização horizontal nas vias recentemente recapeadas no centro da cidade. As melhorias são executadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), responsável tanto pelo recapeamento quanto pela sinalização viária.
Receberão nova sinalização as ruas Amin Fares Debian, Rio de Janeiro e Cônego Domingos Martins. As intervenções fazem parte do cronograma de requalificação viária iniciado em fevereiro deste ano, que contemplou, ao todo, cerca de 1,5 km de vias recapeadas no Centro, incluindo o contorno da praça José Lino da Silva, no bairro Brasileia.
Para garantir a secagem adequada da tinta e minimizar os impactos no tráfego, a sinalização horizontal será executada no período noturno, com interdições parciais e temporárias das faixas. Além disso, é necessário que haja um intervalo entre o recapeamento e a instalação da sinalização para preservar a qualidade do serviço.
“O asfalto precisa de um tempo de cura de pelo menos 30 dias antes de receber a tinta especial da sinalização horizontal. Esse prazo garante que a tinta se fixe corretamente na via pavimentada e que a sinalização tenha maior durabilidade”, explica o diretor de Transportes e Trânsito da Ecos, Vladimir Macedo.
Sinalização viária avança nos três primeiros meses do ano
Nos três primeiros meses de 2025, a Prefeitura de Betim, por meio da Ecos, implantou 767 novas placas de trânsito e instalou 37 redutores de velocidade e 13 faixas elevadas de pedestres em diversos pontos da cidade.
Enquanto para a sinalização horizontal, a métrica é diferente: foram mais de dez mil metros quadrados em sinalização nas vias da cidade. As marcações — que incluem faixas de pedestres, guias das vias, linhas divisórias, símbolos e legendas — têm papel fundamental na orientação e segurança de motoristas e pedestres.