Reforçando o compromisso com a proteção e o bem-estar da população, a Prefeitura de Betim entrega, nesta sexta-feira (11), às 9h, a primeira etapa do novo Centro Integrado de Segurança Pública “Sete de Setembro” (Cisp Sete). O local - que vai abrigar, entre outros equipamentos, a sede da Guarda Municipal (GM) -, funcionará no mesmo espaço ocupado pela antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Sete de Setembro, entre os anos de 1995 e 2019 - quando a mesma foi substituída pela UPA Norte.
Para a entrega desta primeira etapa foram realizadas pequenas reformas e melhorias no imóvel, como pintura do hall de entrada e de todo o primeiro bloco da edificação, pintura externa do muro e instalação de novas portas. Também foram realizadas manutenções nas redes de esgoto e de drenagem pluvial, e recuperação da rede elétrica.
Além disso, as áreas externas receberam serviços de limpeza e capina, garantindo melhores condições de segurança e acolhimento para os servidores e para a população.
Com isso, o Cisp Sete receberá, nesta primeira etapa, 30% do efetivo total da GM para atuar 24 horas no novo espaço. O local será ponto para registro de ocorrências, custódia temporária de presos, atividades administrativas, entre outras ações.
Estão previstas, ainda para este ano, novas adequações no local para que não apenas toda a corporação, mas o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da GM e o Centro Integrado de Operações (COP), que atualmente funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Betim, também operem no novo espaço.
O prefeito de Betim, Heron Guimarães, adianta que a iniciativa inclui ainda outras intervenções. “Ao lado do Centro Integrado será implantada a Rua da Segurança - um trecho com sinalização especial, iluminação reforçada e presença constante da Guarda Municipal. Essa rua, além de aumentar a sensação de segurança dos moradores de todos os bairros das imediações, oferecerá um impacto visual moderno e tecnológico na entrada da cidade”.
Ele explica ainda que o Cisp Sete é o primeiro passo do projeto Smart City, que será desenvolvido por uma consultoria especializada. “Nosso objetivo é claro: usar a segurança pública, integrando melhor esses serviços, como ponto de partida para transformar Betim em uma cidade mais conectada, segura e eficiente. O objetivo é que a prefeitura possa usar a tecnologia à serviço do cidadão para promover mais qualidade de vida e ter melhor controle sobre os serviços públicos. O prazo para a conclusão desse modelo que buscamos é de cerca de quatro meses. Em seguida, daremos início às próximas etapas, que incluem audiências públicas e parcerias público-privadas”.
COP
O Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Betim foi instalado em 2024, no Centro Administrativo Papa João Paulo II. O COP integra oito importantes forças de segurança, salvamento e trânsito que atuam na cidade: Guarda Municipal, Guarda Patrimonial, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
O espaço conta com estrutura de videomonitoramento em tempo real, operado por meio de 69 câmeras do programa Olho Vivo e 66 câmeras LPR capazes de realizar a leitura automática de placas de veículos. O COP funciona 24 horas e também recebe os chamados à Guarda Municipal, pelo 153, e à Defesa Civil, pelo 199.
GOC
O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal conta, hoje, com nove cachorros devidamente adestrados e treinados - oito pastores belga de malinois e um border collie. Os animais são empregados na guarda e proteção dos agentes durante os patrulhamentos e no serviço de faro de entorpecentes e armas de fogo, bem como no trabalho de busca e captura de suspeitos em fuga. O canil fica, atualmente, nas instalações da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa).
Novas viaturas
Durante a solenidade de entrega da primeira etapa do Cisp Sete, serão também entregues à Guarda Municipal duas novas viaturas Fiat Toro 0 km. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do município e com emenda parlamentar de um vereador da cidade.