Os moradores de Vianópolis passaram a contar, nesta terça-feira (8), com a instalação da primeira Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da região. O novo ponto para o descarte adequado de resíduos disponibilizado pela Empresa de Construções, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), foi instalado na rua Januária - que foi recentemente pavimentada - no bairro Marimbá, atrás do campo de futebol.
A nova URPV possui quatro caçambas com capacidade para receber um volume de até cinco metros cúbicos de materiais. O espaço funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, e terá um colaborador da limpeza urbana para orientar a população sobre os tipos de material permitidos para descarte nas caçambas e para organizar o local.
Betim possui outras 12 URPVs instaladas em pontos estratégicos da cidade para o descarte adequado de entulho, móveis, pneus e garrafas de vidro. As unidades são voltadas especialmente para a população de baixa renda, que não pode arcar com o serviço privado de caçambas. O objetivo é evitar o descarte ilegal e incorreto desses tipos de resíduos.
Cada URPV da cidade recolhe aproximadamente 240 toneladas de materiais mensalmente. Somente em 2024 foram coletadas, em média, mais de 40.000 toneladas de resíduos em Betim por meio das unidades.
Os rejeitos de construção civil depositados nessas URPVs são enviados para a usina de reciclagem da Ecos e se transformam em matéria-prima para obras de pavimentação e manutenção de estradas vicinais da cidade.
URPV do Alterosas será cercada por muro
Outra intervenção importante que a prefeitura realiza nesta semana é a construção de um muro de 2,4 metros de altura no entorno da URPV do bairro Jardim Alterosas. O objetivo é minimizar o descarte irregular de resíduos no entorno da unidade - prática ilegal que vem ocorrendo fora dos horários de funcionamento do equipamento.