A Prefeitura de Betim retoma, na próxima segunda-feira (7), as obras de construção da avenida sanitária Yecoaba, no bairro Icaivera. Com 40% da execução já realizada, a intervenção, fundamental para a mobilidade urbana e o saneamento da região, estava temporariamente suspensa em razão do período chuvoso. As obras são fiscalizadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos). Nesta nova fase, a prefeitura vai concluir a instalação do sistema de drenagem, conectando as tubulações às caixas de passagem em concreto pré-moldado, posicionadas na confluência com outros córregos, e as redes advindas de outras vias.
Após essa etapa, a via estará pronta para receber a terraplanagem e a preparação do subleito, que garantirá maior durabilidade à pavimentação - executada na sequência. O projeto de construção da avenida sanitária Yecoaba inclui a canalização e a cobertura do córrego que margeia a via, além da pavimentação, a ampliação da rede de drenagem e a finalização com sarjetas, meio-fio e sinalização.
Na primeira fase da obra, iniciada em agosto de 2024, foram implantados novos ramais de drenagem no entorno da via, além da instalação e cobertura da tubulação que direciona o curso d’água.
Com aproximadamente 540 metros de extensão, a avenida sanitária Yecoaba está situada entre a avenida Yete e a rua Afonso Portes Barcelar. A nova via será totalmente pavimentada e desempenhará papel estratégico na integração do bairro Icaivera à área central de Betim.
Conectando à avenida Yete, a Yecoaba seguirá até a Via Icaivera, que reduzirá pela metade o tempo de deslocamento entre o bairro e a região central da cidade.