O projeto “Pequenos Defensores”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, e o Salão do Encontro, conclui a formação de mais duas turmas nesta terça-feira (29). Receberão certificado 49 alunos do turno da manhã, durante solenidade às 9h, na Unidade Filhote do Salão do Encontro, no bairro Laranjeiras. Pouco depois, às 13h, 51 estudantes da turma da tarde receberão o diploma.
A iniciativa tem como objetivo formar cidadãos mais cautelosos, que saibam reconhecer situações de risco, tanto em casa como nas ruas, e que possam atuar como multiplicadores de boas práticas, prevenindo acidentes. Os alunos tiveram aulas sobre percepção de risco, brincadeiras perigosas, autoproteção, autossalvamento, além de riscos hidrológicos e geológicos, ministradas por técnicos da Defesa Civil. O curso é destinado aos estudantes de escolas da rede municipal de ensino que participam da Escola Complementar - programa de educação do Salão do Encontro que oferece para crianças e adolescentes atividades no período de contraturno.
A superintendente municipal de Defesa Civil, Suellen Reis, destaca a importância do projeto. “Saber sobre autoproteção e autossalvamento é essencial, principalmente para as crianças que residem em áreas de risco. Essa mudança de mentalidade tem que começar na educação básica. Fico feliz de conseguirmos levar conhecimento sobre temas importantes para os alunos da Escola Complementar”, afirma.