Depois de encerrar o primeiro semestre de atividades do projeto Movimenta Juventude, a Prefeitura de Betim, por meio da Divisão de Políticas Públicas para a Juventude, prepara uma nova série de encontros, desta vez focados na formação e qualificação dos jovens da cidade. Dois eventos abrem o segundo semestre: o "Encontro de Jovens Mobilizadores" e o “Jovem no Centro da Roda”.
Voltado para o público de 15 a 29 anos, o Encontro de Jovens Mobilizadores apresentará um relatório das atividades promovidas pela Divisão de Políticas Públicas para a Juventude no primeiro semestre e discutirá projetos como o ID Jovem Mineiro, documento que possibilita acesso a benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. A programação também inclui palestras sobre saúde, assistência social e programas disponíveis para a juventude, bem como momentos de trocas de experiências entre os jovens mobilizadores de cada região da cidade. O encontro ocorre na próxima segunda-feira, 1º de julho, às 8h, no Conselho Municipal de Saúde (rua Rio de Janeiro, 209, Centro). O evento é gratuito e não requer inscrição prévia.
Já nos dias 3 e 4 de julho, das 8h às 11h30, o Parque de Exposições David Gonçalves Lara recebe o evento “Jovem no Centro da Roda”. Realizado pela Lumax Produções, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com o apoio da Prefeitura de Betim, o evento é destinado a todos os alunos da rede municipal de educação, com idade entre 7 e 14 anos.
A iniciativa tem como objetivo despertar, por meio de apresentações teatrais e contação de histórias, o interesse de crianças e jovens por temas como a preservação ambiental, trânsito seguro, entre outros.
“Nosso objetivo é ampliar as perspectivas, maximizar o alcance dos programas e fortalecer os projetos voltados para a juventude, aumentando o engajamento juvenil. Esses jovens, ao participarem de processos que valorizam suas trajetórias e contribuem com a sua formação, se tornam potenciais incentivadores de boas ações e inspiradores de outros jovens”, destaca o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Fernando Alves.