A Prefeitura de Betim enviou, nessa segunda-feira (24), mais um reforço técnico para auxiliar o Rio Grande do Sul nas ações de reparação dos efeitos decorrentes da tragédia climática ocorrida no fim de abril que atingiu vários municípios do Estado gaúcho. A superintendente municipal de Defesa Civil, Suellen Reis, embarcou de Brasília em uma aeronave do governo federal para se unir ao Grupo de Apoio a Desastres (Gade), vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). O grupo é composto por uma equipe técnica multidisciplinar de 45 profissionais que vão desenvolver atividades de gestão do desastre e implementar planos de recuperação das áreas afetadas.
Na missão, a superintendente irá compor a equipe da coordenadoria de Habitação do Governo Federal, gerenciando parte da equipe que fará o levantamento detalhado das moradias afetadas pelo desastre. “Vamos auxiliar os municípios na elaboração do plano de trabalho que busca angariar recursos federais para possibilitar a reconstrução das edificações afetadas. Nosso objetivo é elaborar um plano assertivo para que a obtenção dessa verba ocorra da forma mais célere possível, garantindo assim a reconstrução dessas moradias também da forma mais ágil possível”, explica a superintendente de Defesa Civil de Betim, Suellen Reis.
A medida vem pouco mais de um mês depois da participação de outras duas profissionais da superintendência nos trabalhos de recuperação do Rio Grande do Sul: a engenheira civil Cléria Aparecida Moreira e a geóloga Priscila Stefany, que foram disponibilizadas pela Prefeitura de Betim para auxiliar na avaliação os locais com ocorrências de deslizamento de terra e no levantamento de danos provocados pelas inundações. Ambas já retornaram para Betim.