09 ABR 2024
Novo protocolo de pré-natal e puerpério é implantado na rede SUS Betim

A Prefeitura de Betim está implantando, neste mês, o novo Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-natal e Puerpério da rede SUS. O documento estabelece e padroniza as diretrizes para a assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, uniformizando as condutas dos profissionais, com o objetivo de melhorar a assistência e os indicadores perinatais no município. O lançamento oficial do protocolo será nesta quarta-feira (10), às 13h, no auditório do Centro Administrativo. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo link https://encurtador.com.br/js348.

O protocolo será publicado no Órgão Oficial e será disponibilizado digitalmente para todos os profissionais que atuam na assistência a gestantes e puérperas na rede SUS Betim. As novas diretrizes têm aplicação imediata e já devem ser seguidas pela equipe assistencial. Ao longo de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde realizará oficinas para capacitação e atualização dos profissionais, e esclarecimento de possíveis dúvidas no uso da nova norma.

O novo Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-natal e Puerpério foi construído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Betim em parceria com a PUC Minas, por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). O documento passou também por uma consulta pública, realizada entre maio e junho de 2023, para que profissionais, instituições de ensino, gestores, organizações sociais e serviços de saúde público e privado contribuíssem na construção e na validação da normativa. Em julho de 2023, o protocolo foi implantado como piloto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Homero Gil e Bueno Franco, nas quais foram realizadas oficinas com os profissionais e avaliação da aplicação das normas em conjunto com a equipe assistencial dessas unidades.

O documento contempla orientações referentes à avaliação inicial da gestante; assistência ao pré-natal; abordagem das intercorrências clínicas e obstétricas mais frequentes; avaliação do risco gestacional e critérios para o referenciamento ao pré-natal de alto risco e à maternidade; vinculação à maternidade para o parto e nas urgências; incentivo e preparo para o parto normal; aleitamento materno; direitos da pessoa gestante; consulta puerperal e cuidados com o recém-nascido; situações especiais, como violências e os programas Entrega Legal e Aborto Legal.

“A instituição do protocolo alinha o cuidado à saúde da mulher e ao pré-natal, baseado em evidências e conforme os critérios científicos mais atuais. Desse modo, oferecemos orientações técnicas aos trabalhadores, que passam a atuar com mais segurança, e contribuímos para garantir às usuárias mais qualidade de vida, além de contribuir para a redução dos óbitos maternos e infantis", ressalta a referência técnica da Saúde da Mulher no SUS Betim, Elis Regina Pinheiro.