Em continuidade ao pacote de obras de infraestrutura executado em diversas regiões da cidade, a Prefeitura de Betim dá início, nesta quarta-feira (13), às obras de recapeamento e pavimentação de seis vias no bairro Itacolomi. As intervenções são executadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Transportes e Trânsito (Ecos).
Recebem os serviços as vias Tapera, Belo Jardim, Jeová Jiré, rua 30, rua 32 e rua 33. Juntas, elas somam cerca de 1 km de pavimentação que substituirá o antigo calçamento em pedra por asfalto. As obras devem ser concluídas em 30 dias.
Desde que foi iniciado, em julho de 2023, o novo pacote de pavimentação e recapeamento da Prefeitura de Betim já recuperou 13 grandes vias no município, somando cerca de 10 km concluídos. As primeiras vias contempladas foram as ruas Budapeste, Sofia, Helsinki e a Açucena, no bairro Duque de Caxias, que também foi contemplado com o recapeamento das avenidas Beirute e Sempre-vivas. No Jardim Alterosas, as vias Circular, União e Rua dos Cravos foram totalmente estruturadas e pavimentadas; e a avenida das Palmeiras e a rua Áster foram recapeadas. As equipes deram sequência ao serviço avançando para o bairro Cruzeiro do Sul, com o recapeamento da avenida Belo Horizonte e da rua 29.
Outra frente de trabalho recapeou importantes vias no Jardim Teresópolis, como as avenidas Campo Florido, Braúnas e a rua Cambuci, seguindo com a execução do serviço até a rua Jovaci Gomes, no Imbiruçu. A avenida Laranjeiras, no bairro de mesmo nome, também foi contemplada.
Outra grande obra de recapeamento em execução no município ocorre na avenida Fausto Ribeiro, via que liga o bairro Bandeirinhas à Sarzedo. Dos 5 km da via, 2,5 km já foram recuperados. Todas as intervenções incluem ainda a construção de passeios e instalação de nova sinalização. No caso da Fausto Ribeiro, toda a rede de drenagem teve que ser construída e está em fase de conclusão. Terminada essa etapa, o trecho restante de 2,5 km será recapeado.
“A Prefeitura de Betim, por meio da Ecos, segue recuperando as vias do município, com foco em locais que ainda não possuem ou estão com a pavimentação deteriorada pelo tempo. Essas obras de mobilidade urbana têm o objetivo de trazer mais segurança para o trânsito e conforto para motoristas, além de providenciar um acabamento de qualidade, com passeios e sinalização nova, aprimorando os aspectos urbanísticos da cidade”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.