30 JAN 2024
DENGUE
SAÚDE
Betim capacita 1.200 educadores da rede municipal de ensino para o enfrentamento das arboviroses
Ação faz parte do plano intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti

Dando sequência ao pacote de ações intersetoriais de combate à dengue e demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Betim promove, nesta sexta-feira (2), uma capacitação especial para professores da rede municipal de ensino. A "Ação Formativa sobre Arboviroses para Educadores" tem como objetivo sensibilizar os profissionais sobre a importância do enfrentamento da dengue, chikungunya e zika, e capacitá-los para trabalhar o tema com os alunos em sala de aula. A qualificação ocorre das 13h às 17h, no salão de eventos do Clube Atlético Rodoviário.

Ao todo, 1.200 educadores das escolas do ensino fundamental, dos centros infantis municipais e das creches conveniadas participarão da atividade. Eles receberão orientações sobre o manejo ambiental para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, aprenderão a identificar  os sintomas das arboviroses no ambiente escolar e o fluxo adequado de busca por atendimento na rede municipal de saúde em caso de necessidade. Eles serão informados também sobre a situação epidemiológica do município.

“A educação em saúde é uma importante ferramenta a ser usada nas escolas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Com o conteúdo ensinado em sala de aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender e, com isso, se tornarão participantes ativos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya”, afirma o diretor operacional da Secretaria Municipal de Saúde, Nilvan Baeta.

“Entendemos que o papel do educador é fundamental para que nossos alunos se conscientizem sobre o momento que atravessamos e ajudem suas famílias a fazer sua parte. Afinal, são os estudantes que irão replicar em suas casas as orientações  para o combate assertivo das arboviroses. Com os nossos professores capacitados e os alunos bem-informados, dificultaremos a proliferação do mosquito”, completou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.