07 NOV 2023
Em nova etapa da reforma administrativa, Betim troca comando da Secretaria de Gabinete e da Procuradoria-Geral do Município

Em mais uma importante etapa da reforma administrativa iniciada em maio deste ano na gestão municipal, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, dá posse, nesta quarta-feira (8), a dois novos gestores da linha de frente de sua equipe de governo. Assume a Secretaria Municipal de Gabinete o jornalista e ex-diretor-executivo da Sempre Editora, Heron Domingues Guimarães, e a Procuradoria-Geral do Município o advogado Joab Ribeiro Costa - já nomeado recentemente. O objetivo das novas mudanças, conforme destaca o mandatário, é reforçar Betim institucionalmente em instâncias do Estado e da União. A posse das novas lideranças da gestão municipal será às 16h30, no auditório do Centro Administrativo, em solenidade aberta ao público.

A nomeação de Heron Guimarães como secretário municipal de Gabinete foi publicada na edição desta terça-feira (7) do Órgão Oficial. Ele assume o posto no lugar de Bárbara Martins, que deixa a atual gestão.

Formado em jornalismo, com MBA em marketing e especialização em marketing político, Heron Guimarães iniciou sua trajetória profissional em 1997, como estagiário na Sempre Editora, responsável pelos jornais O Tempo, O Tempo Betim, Super Notícia, além da rádio FM O Tempo e do portal O Tempo. Na empresa, passou pelos cargos de repórter, redator e editor, até assumir a diretoria-executiva, posto que ocupava desde 2011. Heron também dirigiu os institutos de pesquisas DATATEMPO e CP2. Na vida pública, foi assessor especial de comunicação entre 2001 e 2004 e o primeiro secretário de Comunicação da Prefeitura de Betim, de 2005 a 2008, quando implantou na cidade o Órgão Oficial do Município. Ele foi ainda consultor de agências de publicidade e coordenou pelo menos 15 campanhas políticas de diversos partidos para os poderes Executivo e Legislativo, obtendo êxito em 14 das 15 eleições em que atuou.

“Assumir a Secretaria de Gabinete na gestão do prefeito Vittorio Medioli é um desafio que requer a combinação única de habilidades e dedicação. A posição que assumo nesta quarta-feira desempenha papel crucial na administração municipal, atuando como ponte entre o prefeito e as diversas áreas da prefeitura. Entendo que meu papel principal seja o de equilibrar a demanda constante por tomada de decisões rápidas e eficazes, ao mesmo tempo manter uma comunicação fluida e eficiente com o prefeito e sua equipe. Isso me demandará uma disciplina rigorosa para gerenciar o tempo e as prioridades, além de um profundo conhecimento das políticas e projetos que estão em andamento no município. Ter uma abordagem diplomática e combiná-la com a capacidade de negociação é uma das diretrizes que recebi do prefeito. Seguindo as orientações dele, vou atuar com transparência e prestação de contas de tudo o que passar por mim. Também tenho comigo a responsabilidade de ser um guardião dos interesses públicos, sendo para mim uma ótima oportunidade de impactar positivamente a vida dos betinenses, terra que tanto considero e pela qual me apaixonei alguns meses depois de ter nascido”, ressalta Guimarães.

Progem

Novo procurador-geral do Município, Joab Costa assume a pasta ao lado de Ana Paula Silva Assis, que se mantém na equipe como procuradora-adjunta, juntamente com as advogadas Raíssa Veneroso e Karla Barbosa de Souza.

“A Progem é a guardiã das leis do município, zelando pela correta aplicação das normas jurídicas em todo o território municipal e representando o município judicial e extrajudicialmente, sempre atuando em defesa do interesse público e da coletividade. Chego para completar a equipe e trazer para a prefeitura minha experiência de fora da cidade. Espero poder contribuir com Betim e com o prefeito Vittorio Medioli, trabalhando lado a lado com toda a equipe que já atua na pasta e ampliando resultados com eficácia, fluidez e celeridade na condução dos processos públicos e nas demandas dos cidadãos”, destacou Joab Costa.

Graduado em direito pela UFMG há 27 anos, Costa é pós-graduado em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra, em Portugal, além de ser pós-graduado em direito público. Possui extensa atuação nos ramos de direito civil, constitucional, administrativo, eleitoral e penal. É sócio majoritário da Sociedade de Advogados Joab Ribeiro Costa Advogados Associados e, há 20 anos, faz assessoria e consultoria jurídica a diversos municípios do interior de Minas. Costa também já foi conselheiro e membro do Órgão Especial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais, entre 2016 e 2018.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024