18 OUT 2023
SEPA
Domingo solidário: Betim promove adoção de cães e gatos que venceram a esporotricose

Aqueles que amam ou apoiam a causa animal terão, neste domingo, uma oportunidade especial para adotar um amigo de quatro patas “vencedor”. É que a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa), realiza, neste domingo (22), um evento de adoção de cães e gatos que superaram a esporotricose, doença causada por micose que provoca lesões na pele dos pets através de fungos. A iniciativa, que será na sede da Sepa  (Rua do Rosário,1.840, Angola), das 9h às 13h, terá ainda uma roda de conversa sobre a enfermidade e as melhores formas de prevenção da mesma.

Cerca de 30 cães e gatos que já venceram a esporotricose - todos vermifugados e os adultos castrados - estarão disponíveis para adoção responsável. Os filhotes têm castração gratuita garantida pela Sepa assim que completarem idade e peso suficientes.

Na ocasião, a equipe da Sepa estará a postos para fornecer informações detalhadas sobre cada animal, suas necessidades e requisitos de cuidados. Todos os pets foram devidamente tratados e estão saudáveis.

Além disso, a veterinária da superintendência, que coordena os estagiários do Grupo de Estudos em Felinos (Gefel) da PUC Minas, Samilla Vieira Santos, promoverá uma roda de conversa sobre a doença para orientar sobre as melhores práticas de cuidado e prevenção da esporotricose.

A superintendente de Proteção e Defesa Animal, Roberta Cabral, enfatiza a importância da iniciativa. "A adoção desses animais é uma oportunidade de proporcionar um lar digno a seres que superaram desafios.  Isso não apenas oferece a esses pets uma segunda chance na vida, mas também enriquece a vida das famílias adotantes, além de promover a conscientização sobre a doença e garantir que os animais estejam seguros e saudáveis”.

Para adotar é necessário ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Os futuros tutores também devem apresentar xerox do RG e comprovante de residência.

Sobre a doença

A esporotricose é uma doença fúngica que pode afetar cães e gatos, sendo muitas vezes  fatal para felinos. Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que é encontrado no solo e em materiais orgânicos em decomposição. A infecção ocorre principalmente através de arranhões ou ferimentos na pele, quando os animais entram em contato com o fungo.

Domingo de adoção

Local: Sede da Superintendência de Proteção Animal (Rua do Rosário,1.840, Angola)

Data: 22 de outubro, domingo

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024