17 OUT 2023
Prefeitura de Betim amplia ações do Outubro Rosa nesta semana
Campanha tem ação aberta ao público no sábado (21), na Praça do Encontro

A Prefeitura de Betim segue promovendo ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre os cânceres de mama e do colo do útero. Nesta semana, além de atividades de promoção à saúde em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade (confira a programação neste link), diversas ações especiais serão realizadas em conjunto com instituições parceiras do município para ampliar o acesso à informação e estimular a prevenção.

Nesta quinta-feira (19), das 8h às 11h30, as pacientes do Complexo de Saúde do Hospital Evangélico - prestador da linha de cuidado oncológico do SUS Betim - participam, no local, de atividades especiais de acolhimento e homenagem. A iniciativa inclui ainda grupo de louvor, varal de lenços e oficina de amarração de lenços, além da distribuição de um kit de higiene com creme hidratante, lenços umedecidos e sabonetes. A ação é fruto de parceria entre a gestão municipal, o Instituto Um Novo Amanhecer (Iuna) e o Hospital Evangélico.

Na sexta-feira (20), das 8h às 10h, as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social promovem, no Centro POP, um dia de cuidados de saúde para as mulheres em situação de rua. Elas poderão participar de uma roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama e de colo uterino, realizar testes para infecções sexualmente transmissíveis e serem orientadas sobre o atendimento nas UBSs.

No sábado (21), a prefeitura realiza, em parceria com instituições de ensino conveniadas, com a Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcaa), com o Iuna e com a Instituição Amor Saúde, um evento especial do Outubro Rosa para toda a população. A iniciativa, que ocorre das 8h às 11h30 na Praça do Encontro,  oferecerá orientações sobre o autocuidado, além de caminhada, passeio ciclístico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial e glicemia, rodas de conversa, e apresentações do grupo Doutores da Alegria e da banda da Polícia Militar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024