21 JUN 2023
Defesa Civil forma segunda turma do projeto Pequenos Defensores

Identificar situações de risco em casa, na escola ou em alguma brincadeira não é tarefa simples, principalmente na infância. Pensando em desenvolver o olhar das crianças para o cuidado em atividades cotidianas, o projeto Pequenos Defensores, iniciativa da Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, está formando a sua segunda turma de “mini cidadãos” mais cautelosos. A última aula ocorre nesta sexta-feira (23) e a solenidade de formatura deve ser realizada no início de agosto. A primeira etapa do projeto está sendo desenvolvida com crianças matriculadas nas oficinas complementares do Salão do Encontro, mas o objetivo é estender a iniciativa para todas as escolas da rede municipal de ensino.

A turma conta com  cerca de 70 alunos, com idade entre 8 e 10 anos, que aprendem brincando com aulas lúdicas e práticas, como a realização de uma vistoria no prédio onde acontecem as formações. O intuito do projeto é que as crianças adquiram  noção de risco e saibam como evitar acidentes. “Elas aprendem a identificar sinais de possíveis deslizamentos de terra, informação importante para quem vive em área de risco geológico. Conseguem reconhecer animais peçonhentos e como pedir ajuda diante desses episódios. Com a formação, elas também são capazes de reconhecer perigo nas brincadeiras com os amigos e em outras situações com as quais podem se deparar no dia a dia. O principal é que os pequenos aprendem a  agir em segurança”, explica a chefe da Divisão Técnica da Defesa Civil e coordenadora do projeto, Hellen Ramos.

Os assuntos são trabalhados com os alunos por meio de palestras, oficinas, ações interativas e, no final do curso, os pequenos defensores passam por atividades avaliativas para consolidar os conhecimentos adquiridos. No dia da formatura, eles também apresentarão uma peça teatral em que o roteiro apresenta diversos tipos de perigo e, de maneira lúdica e divertida, mostrarão a forma correta de agir.

Os frutos do projeto já foram sentidos pelos pais dos alunos. É que os Pequenos Defensores estão praticando em casa tudo o que aprenderam. “Alguns pais nos procuraram para elogiar o projeto e contar que os próprios filhos identificaram sinais de risco em casa e que, por isso, estavam solicitando vistorias da Defesa Civil.  Quando a equipe de campo realizou a análise, foi constatado que de fato existia a necessidade de manutenção do imóvel e foram feitas recomendações. Os Pequenos Defensores têm realizado um excelente trabalho, não apenas como cidadãos em formação como também de multiplicadores de conhecimento”, conta a chefe da seção administrativa da Defesa Civil, Layane Ferreira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024