Estarão disponíveis as vacinas contra a covid-19, a meningite e a influenza
A Prefeitura de Betim promove, neste sábado (24), mais um Dia D de Vacinação. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal da população contra a covid-19, a meningite e a influenza. Na data, todas as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 8h às 17h, para imunizar os moradores. O Vacimóvel reforça a campanha. O veículo estará na Praça do Encontro, das 8h às 16h, para vacinar pessoas com idade acima de 12 anos. Um outro posto-volante será montado no Monte Carmo Shopping, das 10h às 16h, para atender todo o público, conforme o esquema vacinal de cada imunizante.
“A realização do Dia D de Vacinação é uma estratégia da prefeitura para atender a população que trabalha e não pode ir até uma UBS no horário comercial, de segunda a sexta. Nosso objetivo é atender mais pessoas e aumentar as taxas de vacinação, principalmente contra a influenza, contra meningite e contra a covid-19. Chamamos a atenção para o público prioritário, que está mais vulnerável às doenças respiratórias, como as gestantes, as pessoas com doenças crônicas e as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos. A cobertura vacinal deste público está baixa, o que pode aumentar as intercorrências relacionadas às doenças respiratórias”, explica o diretor de Vigilância em Saúde.
Segundo balanço realizado pela prefeitura, até 16 de junho foram aplicadas 83.740 doses da vacina contra a influenza. A cobertura vacinal geral dos grupos prioritários está em 44,25%. As melhores coberturas atualmente contemplam os idosos, com 55%, seguido das pessoas com comorbidades, com 48,85%, e dos trabalhadores da saúde, com 45,9%. A vacina contra a influenza está disponível para toda a população com idade a partir de 6 meses até o dia 31 de julho.
A vacinação com a meningocócica C para a população ampliada - com idade acima de 16 anos - teve, até o momento, 86.849 doses aplicadas. A imunização desse público-alvo foi prorrogada até 30 de julho. Já a vacina bivalente contra a covid-19 está disponível para a população acima de 18 anos. Já foram aplicadas no município 70.435 doses do imunizante, uma cobertura de cerca de 20%.
O cidadão que deseja ser vacinado deve apresentar o cartão de vacinas, que será avaliado antes da aplicação da dose, e um documento de identidade.