Levantamento indica baixa cobertura vacinal contra HPV e contra a meningite para esse o público
Dentre as vacinas do Calendário Nacional Vacinação, duas destinadas ao público adolescente são de extrema importância - a papilomavírus humano, que protege contra o HPV, e a meningocócica ACWY, que protege contra a meningite. Um levantamento realizado pela Prefeitura de Betim constatou que a cobertura vacinal das duas vacinas está abaixo da meta, que é estipulada em 90%. No acumulado do primeiro trimestre de 2023, a vacina contra o HPV está com a cobertura de 57,67% e a ACWY, de 57,37%.
Buscando melhorar a cobertura vacinal, a prefeitura vai montar um posto volante, neste sábado (17), das 10h às 17h, no Monte Carmo Shopping, para atender o público de 9 a 16 anos com as vacinas contra o HPV e a meningocócica ACWY. Também serão oferecidas as vacinas contra a covid-19, para o público acima de 18 anos, e a contra a influenza, para pessoas acima dos seis meses de idade. Os imunizantes também são oferecidos rotineiramente, de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Além do posto volante, o Vacimóvel também terá atendimento no sábado (17). O veículo vai estar, das 8h às 11h, na Escola Estadual Vera Maria Rezende, na rua Porangaba, 700, no bairro Cruzeiro, para atender a comunidade acima dos 12 anos com as vacinas contra a covid-19, a meningite e a influenza, conforme o esquema de cada imunizante,
“A vacinação é a principal forma de proteção contra doenças imunopreviníveis. Nosso objetivo é incentivar a população a se imunizar, levando informação e quebrando o estigma de que as vacinas não são seguras. Os imunizantes ofertados pelo SUS passam controle rigoroso de produção e, antes de ter o uso autorizado, passam por análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, convidamos pais, responsáveis e os adolescentes para fazer a atualização vacinal,” explica o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.
A vacina ACWY está disponível na rotina para adolescentes de 11 a 14 anos. Mas até o dia 30 de junho, os jovens de 15 e 16 anos ainda não vacinados poderão receber a dose. Esse imunizante é uma das principais formas de prevenção contra meningites e infecções causadas por bactérias meningococos dos tipos A, C, W e Y.
Já a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) confere proteção contra o vírus que está associado ao desenvolvimento de cânceres que afetam homens e mulheres, como o de colo de útero, de penis e de reto. O imunizante está disponível no SUS para pessoas de 9 a 14 anos e deve ser aplicadas duas doses, com seis meses de intervalo.