05 JUN 2023
ESPORTES
Do Viva o Esporte para o mundo: paratleta betinense disputa competição na França

A paratleta betinense Raysa Mendonça, de 23 anos, está representando a cidade em seu primeiro desafio internacional. Integrante do programa Viva o Esporte, promovido pela Prefeitura de Betim, por meio de parceria entre a  Secretaria Municipal de Esportes e o Instituto Ramacrisna, Raysa foi convocada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais para competir na modalidade de atletismo paralímpico no Virtus Global Games, em Vichy, na França. O torneio, que começou nesse domingo (4), ocorre até o dia 10 de junho.

Além de  talentosa, Raysa tem uma história de vida inspiradora. Diagnosticada com síndrome de Down, ela tem superado desafios e mostrado que é possível alcançar grandes conquistas. Natural de Betim, a trajetória de Raysa com o Viva o Esporte começa em 2007, quando sua mãe, Aparecida Silva, levou sua irmã mais velha para participar do programa. Ainda com apenas 7 anos, Raysa brincava com a turma, mas acabou se envolvendo, até que pediu para participar das atividades esportivas. Foi nesse ambiente inclusivo e acolhedor que ela descobriu sua paixão pelo atletismo.

Em 2016, graças ao seu desenvolvimento, foco e participação assídua, Raysa recebeu um convite para ingressar no atletismo. Demonstrando muita determinação, ela rapidamente se destacou nas competições estaduais e, com o suporte técnico e psicológico, além dos treinamentos  especializados oferecidos pelo Viva o Esporte, conquistou várias medalhas.

A rotina de treinos envolve atividades intensas para o desenvolvimento de habilidades e também acompanhamento psicológico para lidar com a pressão, manter a motivação e trabalhar a autoconfiança para disputar grandes torneios.

A treinadora de Raysa, Luciene Lebrão, ressalta a determinação da atleta. "Tenho o privilégio de acompanhar o desenvolvimento esportivo de Raysa desde o início. Ela é uma atleta dedicada e comprometida, pronta para competir internacionalmente. No programa Viva o Esporte, trabalhamos intensamente com ela, não apenas seu condicionamento físico, mas também seu bem-estar mental, para que esteja emocionalmente preparada para os desafios da competição”.

Virtus Global Games

O Virtus Global Games é considerado o torneio internacional mais importante para atletas de alto nível que possuem deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo sem deficiência intelectual. Organizada pela Federação Francesa de Esporte Adaptado (FFSA), a 6ª edição dos Virtus Global Games está sendo realizada um ano antes dos Jogos Paralímpicos de Paris.A competição reúne  mais de 1.000 atletas de 80 países.