01 JUN 2023
SEPA
Betim lança projeto Mundo Animal na Educação

A Prefeitura de Betim dá mais um passo importante na luta contra o abandono e os maus-tratos aos animais. É que o município lança, na próxima segunda-feira (5), o projeto “Mundo Animal na Educação”, iniciativa que propõe ações educativas sobre o tema para estudantes da rede municipal de ensino com idade entre 4 e 11 anos. Inicialmente, o projeto abrangerá sete instituições de ensino, mas a ideia é que, a partir de agosto, as ações sejam ampliadas para toda a rede. O projeto, que é uma parceria entre a Superintendência de Defesa Animal (Sepa) e a Secretaria Municipal da Educação, tem como objetivo incentivar a guarda responsável e conscientizar crianças e jovens sobre a importância do bem-estar dos animais. O lançamento será às 14h, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco e contará com a apresentação de uma peça teatral que irá ilustrar para os alunos das unidades escolares participantes os perigos do abandono e dos maus-tratos aos bichinhos.

O Mundo Animal na Educação terá início com um ciclo exclusivo na regional Norte, onde a Sepa está localizada. Foram selecionadas sete instituições para compor  essa primeira etapa do projeto, sendo quatro escolas e três creches municipais. Participarão das atividades as escolas Marcilio Melo Resende, Mario Marcos Cordeiro Tupynambá, Antônio Teresa, Rita Maria Silva, Instituto Educacional Nova Geração, Centro Infantil Municipal Wilma da Costa e Centro Infantil Municipal Emílio Máfia.

Nessa primeira fase, a Sepa irá monitorar as ações desenvolvidas em sala de aula sobre o tema, como atividades lúdicas e recreativas, além de auxiliar os educadores no conteúdo abordado. O projeto inclui ainda atividades com os cães que fazem parte do canil da Guarda Municipal e ações em parceria com a PUC Minas.

“O projeto tem como objetivo não apenas transmitir conhecimento sobre os animais, mas também incentivar mudanças de comportamento e atitudes positivas em relação a eles. As crianças terão a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação e da proteção dos animais, ao mesmo tempo em que desenvolvem valores como empatia, respeito e responsabilidade”, ressalta a superintendente de Defesa Animal, Roberta Cabral.

Formação para a comunidade escolar

Para dar início ao projeto, a Sepa ofereceu aos educadores dos ensinos infantil e fundamental uma formação presencial. Foram abordados temas como educação ambiental, guarda responsável, combate aos maus-tratos, noções de cuidados aos animais e serviços oferecidos pelo município para a proteção animal.

“A parceria veio para somar ao trabalho que é realizado pelas nossas escolas. Sabemos da importância da capacitação dos nossos professores para que eles sejam porta-vozes na luta contra o abandono e os maus-tratos aos animais no município. Com isso, vamos aplicar ações educativas mais certeiras com os nossos estudantes. Nossa expectativa é que eles levem esse conhecimento para as famílias, pois, assim, ampliaremos o conhecimento e incentivaremos as mudanças de comportamento”, afirmou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.