11 MAI 2023
Prefeitura de Betim lança programa "Integridade Menstrual"

Pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de violação de direitos receberão, em breve, uma ajuda especial da Prefeitura de Betim para combater a pobreza menstrual. A atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lança, na próxima segunda (15), o programa Integridade Menstrual. A iniciativa prevê a distribuição gratuita, em todas as regiões da cidade, de absorventes higiênicos a pessoas que menstruam. O lançamento oficial do programa será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Boa Vista, na região do Citrolândia, às 10h.

Poderão receber o benefício mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo em situação de vulnerabilidade, que inclui: famílias de baixa renda com estudantes matriculados em escolas da rede pública de ensino; pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social extrema; pessoas em situação de pobreza, incluindo mulheres que estão em fase puerperal; e pessoas que cumprem medidas socioeducativas.

"O período menstrual demanda cuidados e pode, para muitas pessoas, ser um momento desgastante. Como o próprio nome diz, o programa é uma forma de proporcionar às pessoas que menstruam uma garantia de dignidade para os manejos necessários, além de possibilitar um diálogo sobre este tema tão relevante, principalmente durante a adolescência", afirma a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Araújo.

“Precisamos, enquanto poder público, falar mais sobre o ciclo menstrual, que é uma condição natural do desenvolvimento, e também sobre os cuidados que o período requer. Além do acesso à informação, é importante garantir essa dignidade com a distribuição gratuita de absorventes, possibilitando mais bem-estar, confiança e autoconhecimento durante o ciclo às pessoas que menstruam”, acrescenta a vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara.

Integridade Menstrual

O programa é uma estratégia do município para conter a pobreza menstrual na cidade e proporcionar condições mínimas para a garantia da dignidade, considerando a situação de vulnerabilidade que muitas pessoas que menstruam atravessam. O programa busca, também, possibilitar a ampliação do diálogo no âmbito da Proteção Social Básica sobre os problemas que envolvem a pobreza menstrual, como a falta de acesso à informação e a serviços de saneamento básico.

Lançamento do programa Integridade Menstrual

Local: Cras Alto Boa Vista

Endereço: rua Recanto do Sossego, 509 - Alto Boa Vista (região do Citrolândia)