18 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Betim promove momento ecumênico nas instituições de ensino da rede municipal como estímulo à paz nas escolas

Buscando incentivar a paz na comunidade escolar da rede municipal de ensino - sobretudo depois de episódios de ameaças de ataques a instituições de ensino de todo o Brasil, incluindo Betim, nas últimas semanas - a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promove, nesta quinta-feira (20), a ação denominada “Ato de Paz nas Escolas”. A ação será simultânea nas 165 unidades do município, às 7h, antes dos estudantes irem para as salas de aula. A proposta é que alunos e profissionais vistam branco e reflitam, juntos, sobre esses episódios em celebração ecumênica. A medida ocorre depois de outras providências já adotadas pela gestão municipal, como a contratação de agentes de segurança escolar para atuar nos Centros Infantis Municipais (CIMs) e a intensificação do trabalho das guardas Municipal e Patrimonial nas escolas da rede municipal.

Desde o dia 11 de abril, a Prefeitura de Betim colocou em prática um plano de ações emergenciais para garantir mais tranquilidade a estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação. Além disso, as escolas estão desenvolvendo projetos com intervenção pedagógica para tratar as questões socioemocionais dos alunos.

“O ato de paz será uma demonstração de que nós, da administração municipal, e toda a comunidade escolar queremos paz nos ambientes de ensino. Toda a equipe está mobilizada, trabalhando de forma intensa para garantir a segurança de alunos e funcionários das nossas escolas e, assim, tranquilizar pais e responsáveis”, explica a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Segurança reforçada
Desde segunda-feira (17), os 31 Centro Infantis Municipais (CIMs) de Betim contam com a atuação fixa de agentes de segurança escolar contratados pela prefeitura. Além dos CIMs, as 64 creches conveniadas com o município receberam recurso financeiro da gestão municipal para a contratação de vigilantes. Todos esses novos profissionais receberam treinamento especial no último sábado (15) para alinhar a postura de trabalho e o fluxo no ambiente escolar.

Nas 69 escolas do ensino fundamental e no Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV) a segurança está sendo garantida pelas guardas Municipal e Patrimonial. Em 20 dessas escolas há uma dupla de guardas fixos e as demais unidades contam com a presença efetiva da Guarda Patrimonial. As escolas estaduais estão contando com ação mais ostensiva da Polícia Militar.

O sistema de reconhecimento facial, implantado pela prefeitura no ano passado, está sendo ampliado para todos os funcionários, alunos e colaboradores que frequentam as Instituições. Também foi ampliado o sistema de alarme e mais câmeras de monitoramento eletrônico foram instaladas.