22 MAR 2023
Betim realiza a 16º Conferência Municipal de saúde neste fim de semana
O Conselho Municipal de Saúde, em conjunto com a Prefeitura de Betim, realiza, na sexta-feira (24) e no sábado (25), a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Betim, cujo tema é “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Os debates serão realizados no auditório do Centro Administrativo e contarão com a presença de representantes dos segmentos que compõem o controle social da rede SUS Betim: usuários, trabalhadores, gestores  e prestadores de serviços de saúde e de instituições formadoras.

Na sexta-feira (24), às 15h, será realizada a abertura oficial da Conferência, com sessão solene. No sábado (25), as atividades começam às 8h, com realização de leitura, aprovação do regimento e mesas de debate. À tarde, a partir das 13h30, serão realizados o grupo de trabalho e a plenária final. Encerrando os trabalhos, serão aprovadas as propostas que serão levadas para a 10ª Conferência Estadual de Saúde e eleitos os delegados que representarão Betim no evento.

Participarão das atividades os conselheiros empossados no último dia 22 para triênio 203/2025; os delegados participantes da 15ª Conferência Municipal de Saúde; e os participantes das Conferências de Saúde e de Saúde Mental, realizadas em 2022.

“O controle social é, para a gestão do SUS, o pilar estruturante da política de saúde em nosso território. A Conferência de Saúde é a oportunidade para se promover a conciliação de saberes da população, dos trabalhadores e dos gestores públicos e privados, com o objetivo de produzir resultados capazes de alcançar e dar resolutividade às demandas da população, focando, principalmente, naqueles cidadãos em situação de vulnerabilidade social”, pontua o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto dos Santos, explica que a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Betim ocorre num momento importante para a política do país. “É urgente a necessidade de se recompor as forças em torno da defesa do SUS. Nesse sentido, a conferência constitui-se como importante ferramenta para instrumentalizar a gestão do sistema de saúde, estabelecendo parâmetros para a prática da assistência à saúde da população, para a  organização dos recursos financeiros e estruturais e para o oportunizar à gestão municipal conciliar seu plano de governo à execução de estratégias viáveis para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Programação da 16ª Conferência Municipal de Saúde de Betim

24/03 - Sexta-feira
15h - Credenciamento, atividade cultural e painéis.
16h - Abertura oficial
17h30 - Encerramento com coquetel e atividade cultural

25/03 - Sábado
8h - Credenciamento com café de boas-vindas e atividades culturais