16 MAR 2023
SAÚDE
Betim abre cinco Unidades Básicas de Saúde neste sábado (18) para atender pacientes com sintomas de dengue

A Prefeitura de Betim abrirá, neste sábado (18), cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, para atendimento a pacientes com sintomas de dengue. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde faz parte de um plano de ações para evitar a sobrecarga do sistema de saúde em caso de aumento dos casos da doença. Serão abertas a UBS Laranjeiras, na região do Imbiruçu; a UBS Alcides Braz, na região central; a UBS Sítio Poções, na região Norte; a UBS Duque de Caxias, na região Alterosas; e a UBS Guanabara, na região do PTB. As unidades foram escolhidas por estarem localizadas em regiões que apresentam maior número de casos de dengue na cidade.

Outras medidas estão previstas no plano de ação da prefeitura. A Saúde iniciou a aquisição de testes rápidos para diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Além disso, os hemogramas terão coleta de amostras concentrada nas UBSs. Poderão ser criadas ainda salas de hidratação em algumas unidades e, se houver necessidade, haverá ampliação dos horários de atendimento. A secretaria está realizando, também, levantamento para provisionamento e compra de insumos e medicamentos necessários para os atendimentos nos próximos 90 dias.

“As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) recebem casos graves provocados não só por dengue, como por outras doenças e condições. Dessa forma, para evitar a sobrecarga de demandas nessas unidades, decidimos abrir as UBSs neste sábado. Isso vai permitir uma assistência mais ágil às pessoas que buscarem por atendimento. Vamos avaliar a demanda e, dependendo do que for constatado, as UBSs poderão ser abertas em outros sábados. Essas e outras medidas, incluindo as ações de conscientização e prevenção fazem parte de nosso plano de enfrentamento à dengue e às demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”, pontua o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda.

Fazem parte desse plano de ações da Saúde, também, a capacitação de médicos e enfermeiros que atuarão no atendimento aos pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika na rede SUS Betim. Na próxima quinta-feira (23), será promovida a qualificação “Manejo clínico das arboviroses, com ênfase em dengue e chikungunya”, que apresentará aos profissionais os atuais dados epidemiológicos, os fluxos para o diagnóstico laboratorial e para o atendimento na rede de saúde, além do manejo clínico dos pacientes. As aulas serão realizadas no auditório do Centro Administrativo.