02 FEV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Betim promove webinário sobre intoxicação por substâncias químicas no trabalho

Com o objetivo de dar apoio técnico às equipes da Rede de Atenção à Saúde e de Vigilância que atuam no atendimento de casos de intoxicação decorrentes da atividade laboral, a Prefeitura de Betim promoverá o webinário "Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho”. O seminário será realizado no dia 24 de fevereiro, das 10h às 11h30, aberto a profissionais de saúde dos 13 municípios da área de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Não é necessário fazer inscrição prévia.  Os  interessados poderão participar do evento acessando o link https://bit.ly/3RnHgK8.

Como explica a gerente do Cerest, Elizabete da Silva, o webinário é parte de um conjunto de ações que buscam  aumentar e qualificar as notificações das doenças e agravos relacionados ao trabalho. “Nosso objetivo é melhorar a saúde dos trabalhadores dos municípios da área de abrangência do Cerest Betim.”

A vigilância dos casos de intoxicação exógena relacionadas ao trabalho é de responsabilidade da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat ), que, a partir da notificação do caso, faz a análise de informações sobre as circunstâncias da exposição, das atividades laborais e da caracterização do ambiente de trabalho. Nessas  situações, poderão ser adotadas medidas de prevenção para evitar novas exposições, como intervenções nos locais de trabalho, além de ações articuladas para prevenção e vigilância à saúde.

A intoxicação exógena é aquela provocada pelo contato com substâncias como agrotóxicos, produtos químicos industriais, gases tóxicos, metais pesados, medicamentos, produtos de uso doméstico, cosméticos e de higiene pessoal, drogas, plantas, alimentos e bebidas. Tanto os acidentes domésticos como os decorrentes da atividade laboral devem ser notificados obrigatoriamente à autoridade de saúde quando atendidos nos serviços públicos ou privados.

Webnário "Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho”
Data: 24/02/2023
Horário: das 10h às 11h30 *Link de acesso:* https://bit.ly/3RnHgK8
Público-alvo: médicos e enfermeiros das equipes de saúde da família e dos serviços de urgência, trabalhadores da vigilância epidemiológica e sanitária, referências técnicas da saúde do trabalhador e demais trabalhadores da saúde interessados no tema, dos municípios da área de abrangência do Cerest:  Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade Dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.
Outras informações: 3512-3195