29 DEZ 2022
SEPA
Prefeitura de Betim resgata animais vítimas de maus-tratos
A Prefeitura de Betim, por meio de ação conjunta entre a Superintendência de Defesa Animal (Sepa) e a Guarda Municipal, resgatou, na tarde desta quarta-feira (28), dois cachorros da raça Pitbull que eram abusados e mantidos em condições precárias, em imóvel no bairro Nossa Senhora das Graças.

Os animais - uma cadela e um filhote - foram encontrados com várias lesões pelo corpo. Além disso, estavam em espaço que continha lixo e restos de alimentos. De acordo com a Guarda Municipal, uma ação preventiva já havia sido realizada na região anteriormente e, durante a iniciativa, vários tutores moradores foram orientados sobre os cuidados necessários para o bem-estar dos animais.

Os cachorros passaram por avaliação, no próprio local, de um médico veterinário da Sepa, que constatou os abusos. Duas testemunhas acompanharam a ação. Com isso, o tutor, um homem de 33 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado em flagrante pela Guarda Municipal à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde foi deixado para prestar depoimento.

Os cães foram recolhidos e encaminhados à sede da Sepa, onde permanecem sob cuidados da equipe de plantão.

A ação foi possível graças a um relato anônimo encaminhado ao canal de denúncias da Sepa. O cidadão que testemunhar maus-tratos, abusos e casos de abandono pode acionar a superintendência por mensagem para o número (31) 99830-2954. Betim conta ainda com o Disque-Denúncia (181), canal sigiloso usado para relatar qualquer prática de maus-tratos a animais.