06 DEZ 2022
Betim recebe prêmio nacional de tecnologia
Gestão municipal ganhou troféu no Anciti Awards 2022

Betim recebeu, na última semana, um importante reconhecimento em gestão de tecnologia da informação. Isso porque a Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) premiou a gestão municipal como melhor "Infraestrutura de TI" dentre as cidades com 100 a 400 mil habitantes, no Anciti Awards 2022, que avaliou mais de cem cidades em todo o Brasil.  A premiação foi realizada na última quarta-feira (30), em São Paulo (SP), durante o Smart Gov, evento realizado pela associação, em parceria com a empresa de certificação Bright Cities.

O Anciti Awards é um incentivo para que os gestores públicos aperfeiçoem as ferramentas de tecnologia da informação que contribuam com mais qualidade de vida, inovação e eficiência. O ranking é gerado a partir de ações das prefeituras na área de TI, combinando respostas autodeclaradas e indicadores de fontes oficiais sobre o que está sendo promovido em cada cidade.

De acordo com a superintendente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Betim, Larissa Muritiba - que recebeu o troféu na premiação -, os pontos que contribuíram para que o município fosse reconhecido foram o fato de a administração ter 100% de suas unidades interligadas com fibra ótica, além de possuir datacenter com infraestrutura de armazenamento, processamento e segurança da informação. Nesses quesitos, Betim foi o grande destaque entre cidades brasileiras com 100 a 400 mil habitantes.

"Esse foi um importante reconhecimento do trabalho da nossa equipe de infraestrutura e de todos os investimentos que a atual gestão tem feito. Agora, entendemos que precisamos levar essa tecnologia ao cidadão, por meio, por exemplo, de pontos de conectividade com wi-fi em praças públicas, de outros aplicativos para que os cidadãos não precisem vir à prefeitura para buscar determinados serviços e de reforços na segurança. Há muito ainda que ser implantado quando falamos em cidades inteligentes. Vamos seguir com esse trabalho comprometido, buscando sempre evoluir também nesse sentido", destaca Larissa.

O secretário municipal de Finanças, Planejamento, Gestão e Obras Públicas, Flávio Maia, ressalta que o prêmio é, dentre outros pontos, um grande combustível para passos ainda maiores. "Ganhamos essa certificação, mas queremos outras, queremos mais. Então, além de mostrar um pouco do que nossa Superintendência de Tecnologia da Informação faz no dia a dia, esse reconhecimento nos motiva a dar outros passos. Já temos alguns projetos para o próximo ano e agora vamos buscar esse reconhecimento em outras categorias".