24 NOV 2022
Ipremb instala painéis solares com capacidade para atender toda a demanda de energia da sede

O Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb) está produzindo energia limpa por meio de uma usina solar instalada no prédio sede do instituto. As placas fotovoltaicas já foram instaladas e vão promover uma economia anual de até R$ 84 mil, na conta de energia. O consumo de energia elétrica do Ipremb gera em torno de 4.500 kwh, para suprir essa demanda, foi projetado um sistema com capacidade de compensar até 5.000 kwh, suprindo totalmente a demanda do instituto.

O sistema possui uma potência de 40kwp e conta com 75 módulos de 545w, além de um inversor de 33kwp. Considerando todo o projeto, o instituto de previdência do município terá uma economia mensal estimada entre R$ 6 mil e R$ 7 mil, podendo chegar a R$ 84 mil anuais. A instalação do sistema foi concluída em outubro.

“O custo de energia do prédio, quando eu entrei, era muito alto. Então, no mesmo sentido da Prefeitura de Betim em instalar uma usina fotovoltaica no Centro Administrativo, nós fizemos orçamentos e verificamos que o valor é compatível. Em apenas 14 meses do custo de energia teremos o payback, que é o retorno do investimento que ficará para sempre”, salienta o presidente do Ipremb, Bruno Cypriano.

Segundo Cypriano, além do benefício ambiental, a mudança faz parte de estratégias para redução de custos, possibilitando mais recursos para os servidores. “O Ipremb nunca mais vai ter que arcar com o consumo de energia, que chegava a R$ 8 mil por mês, nos períodos em que a energia estava mais cara. Esse é um valor que não retorna e todas as medidas para diminuir os custos estão sendo adotadas, porque esse dinheiro tem que ser canalizado para os benefícios de aposentadoria e pensão dos servidores”, completa.