10 NOV 2022
ESPORTES
Saúde e sociabilidade: núcleos do Agita Betim participam de evento de confraternização
Projeto busca diversificar atuação, garantindo mais atividades recreativas e socialização para pessoas da terceira idade

Foi realizado, nesta quinta-feira (10), o Encontro dos Núcleos Fixos do projeto Agita Betim, da Secretaria Municipal de Esportes, com muitas atividades recreativas e serviços de atenção à saúde. Cerca de 200 pessoas dos quatro núcleos estiveram presentes na confraternização realizada no clube Sesi, na cidade, que contou ainda com café da manhã especial, almoço e sorteio de brindes.

A cada semestre, a coordenação do projeto realiza um passeio gratuito com os inscritos nos núcleos. Atualmente, as atividades são descentralizadas com núcleos nos bairros Jardim Teresópolis e Jardim Petrópolis e, também, na sede da Apromiv e no Salão de Encontro, além dos eventos itinerantes, todas as quintas-feiras, em diferentes pontos da cidade.

O secretário municipal de Esportes, Carlos Renato Dias (Renato Ti Rei), agradeceu a presença de todos no evento, que é integrado ao programa Viva o Esporte. “Me sinto realizado em estar à frente da Secretaria Municipal de Esportes e poder participar deste evento. Não vamos ficar parados em casa, vamos cuidar da saúde, do corpo e da mente. Agradeço a participação de todos neste projeto e a todo o apoio de nosso prefeito Vittorio Medioli”.

O coordenador do Agita Betim, Estevão Oliveira agradeceu às instituições parceiras e reforçou a importância da ação. “Este é nosso segundo encontro deste ano e o objetivo é promover integração, confraternização e troca de experiências entre os participantes do projeto"

A aposentada Maria do Carmo Campo Pereira Jardim, de 73 anos, esteve presente e revela que participa de todas as atividades no núcleo do Jardim Petrópolis. “Eu faço zumba e ginástica no Agita Betim nas segundas, quartas e sextas-feiras, e na segunda vou duas vezes ao dia. O dia que não consigo ir é sem graça. Depois de todos esses anos participando, consegui diminuir bastante o número de remédios e hoje sou muito ativa”, comemora.

Já o Joaton de Almeida Cavalcante, de 56 anos, participa das atividades do núcleo fixo do Complexo Esportivo Riccardo Medioli, no Jardim Teresópolis, junto com a esposa. “Comecei a participar assim que as atividades voltaram, depois da pandemia. Hoje faço ginástica pelo projeto e também hidroginástica e fisioterapia. Vou todas às sextas para o Agita e participo do Viva o Esporte duas vezes por semana. O projeto é muito bom para a gente se manter mais ativo, foi a melhor coisa que criaram para a gente, pois ocupa quem está aposentado e ajuda a cuidar da saúde”, conta.

Iracema Maria de Jesus também é do núcleo Riccardo Medioli e frequenta o projeto desde o início do ano. “Frequentar as atividades do Agita ajudou muito minha saúde. Além disso, fiz amizades, por isso gosto de participar de tudo".

Do núcleo do projeto na Apromiv, Idelícia Maria de Jesus, de 85 anos, destaca que "é muito bom porque a gente não fica parado, vive alegre e sorrindo. Sou uma pessoa muito de bem com a vida”, celebra.

Outro participante que não perde uma edição do Agita Betim é Gladimir Bartholomeu Goulart, de 62 anos. “Há três meses venho acompanhando o projeto. Gosto muito porque deixa o corpo tranquilo, tudo fica mais leve e sem dores. A atividade física me ajudou muito. Parabéns a todos os profissionais que nos ajudam”

São atendidas, ao todo, cerca de 250 pessoas semanalmente pelo projeto, que já conta com quase cinco mil pessoas cadastradas. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, mais de 150 mil pessoas já participaram do evento em quase 20 anos. Para participar de um dos núcleos fixos do Agita Betim basta se inscrever em um dos locais. É necessário, no ato da inscrição, apresentar atestado médico.

O Agita Betim realiza aferição da pressão arterial, conferência do peso corporal, avaliação física, alongamento, ginástica aeróbica e localizada, massagem Lian Gong e atividades recreativas, além de oferecer orientações e cuidados com a saúde para os participantes. Todas as atividades são gratuitas.

Endereços dos Núcleos do Agita Betim

Salão do Encontro
Rua João da Silva Santos, 34, bairro Angola

Apromiv
Av. Edmeia Matos Lazzarotti, 1505 - Angola, Betim

Complexo Esportivo Riccardo Medioli
Rua Dulce Brandão, 52 - Jardim Teresópolis

Jardim Petrópolis
Rua Visconde de Itaboraí, 101.