09 NOV 2022
ESPORTES
Atleta betinense é convocado para participar da Special Olympics World Games, na Alemanha
Resultado veio após sorteio entre os melhores colocados na etapa nacional da competição, realizada no último fim de semana, em Jundiaí (SP)

O atleta paralímpico do Programa Viva o Esporte, Edson Batista do Carmo, de Betim, foi convocado para o torneio internacional Special Olympics World Games, que será realizado em Berlim, na Alemanha, em junho de 2023. Ele foi um dos esportistas mais bem colocados na etapa nacional da competição, que ocorreu no último fim de semana, em Jundiaí (SP), e, por isso, participou de um sorteio realizado pela Special Olympics International, por meio do qual foi convocado como atleta do atletismo, nas provas de corrida 200m e
400m, salto em distância e revezamento 4x100m.

O Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil, nome da competição nacional da entidade, terminou com todos os quatro atletas betinenses participantes entre as cinco melhores posições nas provas de atletismo. Edson Batista dos Santos ficou em 1º lugar no salto em distância e em 4º lugar na corrida de 400 metros. Já o atleta Luiz Fernando Nunes Alves garantiu o 1º lugar na corrida de 100 metros.

A atleta Samara de Andrade Oliveira conquistou o 2º lugar nos 200 metros e o 4º lugar nos 400 metros, mesma posição obtida pela atleta Cristiane Maria Ferreira. Já na prova de arremesso de peso, ela garantiu o 3º lugar no pódio.

O torneio nacional foi realizado pela Special Olympics Brasil, entidade filantrópica filiada à Special Olympics International. O torneio teve o objetivo de oferecer experiência em competições para atletas com deficiência intelectual, independentemente do nível de habilidade dos mesmos.

“Para nós é uma alegria enorme ver o Edson se destacando. Ficamos um pouco preocupados porque o torneio será longe, mas ele está feliz e nós também estamos com as conquistas que ele vem obtendo”, afirma a mãe de Edson Batista, Marina Batista do Carmo.

Os atletas do Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, já vinham seguindo uma trajetória de vitórias, começando pela etapa local, uma seletiva disputada no município. Na etapa estadual, disputada em Belo Horizonte, em 8 de outubro, saíram os quatro atletas sorteados para a etapa nacional. Os melhores colocados de ambas as etapas são sorteados para a etapa seguinte, até chegar na etapa internacional, que ocorre no ano seguinte.

“Parabéns a toda a equipe técnica pelo excelente trabalho e, principalmente, ao atleta pela dedicação, coroada por essa grande conquista. A Secretaria Municipal de Esportes vem trabalhando constantemente para o desenvolvimento de novos atletas, para que eles encontrem nessas atividades um meio de superação”, afirma o secretário municipal de Esportes, Carlos Renato Dias (Renato Ti Rei).