02 SET 2022
Bairro São João, na região central de Betim, ganhará UBS e nova sede do Cras
Equipamentos estão sendo construídos pela gestão municipal, por meio de recursos de contrapartida da iniciativa privada
Os moradores do bairro São João e imediações contarão, em breve, com atendimento e suporte de dois importantes equipamentos públicos. É que a Prefeitura de Betim está construindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e também a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que substituirá o antigo imóvel do serviço, na cercania. A UBS, cuja construção foi iniciada recentemente, deve ser concluída em nove meses. Já o Cras, que possui quase metade do projeto de construção executada, será entregue à população ainda neste ano.

Novidade no bairro, a UBS São João será uma espécie de desmembramento da unidade do Jardim Petrópolis (bairro vizinho), que já não comporta mais, com o conforto pretendido, a alta demanda de usuários. Com isso, o objetivo da prefeitura é ampliar o acolhimento e oferecer atendimento mais ágil e de mais qualidade aos moradores.

A unidade terá 378,13 m² de área construída em terreno de 727,50 m², na rua Matozinhos, ao lado do novo Cras. A edificação contará com dois consultórios médicos comuns, um ginecológico, um odontológico e também salas de acolhimento, de observação, de coleta, de vacinas, além de escovário, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), salas para agentes comunitários de saúde, dentre outras repartições.

O Cras está sendo erguido na rua Tavira, atrás do campo de futebol do bairro e ao lado da UBS. O equipamento terá 236,50m² de área construída, com estrutura interna dividida em três salas de atendimento individual, salão multiuso, espaço para a realização de oficinas, área de serviços, administração, copa de apoio, sanitários acessíveis e outros departamentos.  A nova sede de referência da região substituirá a antiga, que atualmente funciona em imóvel alugado na rua Jaguarão, nº 25, bairro Jardim Petrópolis.