A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O SNE é uma solução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que possibilita aos proprietários de veículos automotores receberem descontos de até 40% nas infrações de trânsito emitidas pelos municípios, incluindo Betim.
Para ter acesso ao serviço é necessário baixar o aplicativo disponível para Android e iOS nas lojas virtuais, ou via Web, preencher os dados pessoais para efetuar o cadastro e realizar a adesão ao SNE. O sistema também está integrado ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito - CDT. A versão SNE Web permite o acesso tanto às pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.
Feita a adesão, os boletos das multas emitidas pelo município de Betim serão gerados eletronicamente, por meio do celular, sem necessidade de envio pelos Correios. "É importante lembrar que os benefícios do SNE são somente para infrações emitidas pela Prefeitura de Betim, a partir de 22 de agosto de 2022", destacou a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.
É necessário solicitar o desconto de 40% sempre que houver uma nova notificação de penalidade e consentir, no sistema, que não irá apresentar recursos contestando a multa. Após a solicitação, haverá análise do órgão autuador que decidirá em concedê-lo ou não.