Evento vai contar com desfile das delegações escolares e apresentações artísticas
Está chegando o momento dos alunos-atletas brilharem na maior competição esportiva do município. Os Jogos Estudantis de Betim (JEB) começam nesta sexta-feira (26), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. A cerimônia de abertura será às 13h, com a presença das equipes das mais de 60 escolas inscritas. A competição começa já no sábado (28) e vai até o dia 6 de novembro, em escolas e nos principais equipamentos esportivos do município.
“O JEB é um grande evento que demonstra a importância do esporte na educação, ajudando a criar o interesse nos estudantes pelas práticas esportivas e para as oportunidades que se abrem para se tornarem atletas profissionais”, ressalta o secretário municipal de Esportes, Carlos Renato Dias (Renato Ti Rei).
A abertura seguirá toda a tradição de abertura das competições olímpicas. Para o desfile, dez alunos representantes das delegações de cada escola vão ocupar a arena. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e a de Betim, ao som do Hino Nacional Brasileiro.
Com os alunos todos posicionados, será iniciado o ato mais importante da abertura: a entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica, diante da qual todos farão o juramento do estudante-atleta.
No momento do desfile, atuais e ex-alunos que participaram do JEB e hoje são atletas profissionais vão estar presentes puxando as delegações. Dentre eles, a campeã brasileira de vôlei de praia sub-21 e campeã mineira adulto vôlei de praia Emanuely Pereira Cardoso. Ex-aluna da escola estadual Nossa Senhora Do Carmo, Emanuely coleciona uma série de vitórias no esporte, uma paixão que surgiu com os Jogos Estudantis, em 2017.
Outros representantes dos alunos que seguiram na prática esportiva são os atletas atendidos pelo Programa Viva Esporte da Prefeitura de Betim/Ramacrisna Jeferson Adilson Torres Martins e Gabriel Lucas Alves do Nascimento. Jeferson encontrou no atletismo paralímpico a superação e atualmente disputa as provas de corrida de 100 metros, já tendo conquistado o segundo lugar no campeonato brasileiro da modalidade.
Gabriel Lucas Alves do Nascimento é aluno da escola estadual Amélia Santana Barbosa e joga no time AMDA futebol de amputados. Em setembro de 2021, o atleta foi convocado para a seleção brasileira de futebol de amputados e foi vice-campeão do Campeonato Mineiro de Futebol de Amputados, pelo time do Betim.
A abertura oficial do JEB 2022 vai contar, também, com performances artísticas da equipe de Ginástica Artística do Programa Viva o Esporte, com a apresentação da atleta betinense Isadora Macedo Lima, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, apresentação de Artes Marciais Hapkido, com a Academia Alcateia e dança.