05 AGO 2022
Prefeitura de Betim prorroga período de inscrições para Programa de Escolarização do Trabalhador
A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), anunciou, nesta sexta-feira (5), a prorrogação do prazo de inscrições para o Programa de Escolarização do Trabalhador. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, tem como objetivo possibilitar a trabalhadores da cidade a conclusão dos ensinos fundamental e médio para que tenham melhores oportunidades no mercado, saindo, inclusive, da informalidade. Até a última segunda-feira (29), mais de 700 pessoas haviam se matriculado no programa. Com a prorrogação, os interessados terão até quarta-feira (10) para garantir sua vaga no projeto. Além disso, a Seter funcionará especialmente neste sábado (6), das 8h às 16h, para atender aqueles que não podem efetuar a inscrição durante a semana.  A superintendência fica na rua Tito Pedrosa, 55, Angola.

"Decidimos estender o prazo em razão da altíssima procura. Muitos trabalhadores não conseguem participar de entrevistas de emprego por não terem a instrução exigida pelas empresas. Nosso desejo é que todos aqueles que precisam dessa oportunidade sejam contemplados para tenham melhores oportunidades e, com isso, uma vida de mais qualidade”, explica o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos de Matos Rocha.

O programa

Criado para facilitar a conclusão do ensino fundamental (6º ao 9º anos) ou do ensino médio aos moradores da cidade que buscam emprego, mas não possuem a escolaridade exigida pelas empresas, o programa permitirá mais possibilidades a quem não conseguiu avançar na escolaridade.

Por meio do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), serão disponibilizadas aulas intensivas em diversas disciplinas, com duração de 15 dias cada uma, e, após esse período, uma prova será aplicada por uma banca do Cesec. Se aprovado, o trabalhador/estudante terá seu certificado escolar.

O material didático será oferecido pela Seter e pela Secretaria de Estado de Educação, como também toda a infraestrutura: salas, computadores e orientações para os estudos. As aulas serão realizadas na Seter e o custo com o deslocamento será por conta do trabalhador/estudante.