07 JUL 2022
SAÚDE
Vacimóvel de Betim já aplicou mais de 16 mil doses de vacinas em sete meses de funcionamento
Unidade móvel de vacinação é uma das primeiras do país no SUS e modelo para outros municípios
Em sete meses de operação, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim já aplicou mais de 16 mil doses de vacinas. O veículo, que é uma das primeiras unidades móveis da rede pública de saúde criada exclusivamente para vacinação no país, é reconhecido como uma iniciativa de sucesso que está sendo modelo para outros municípios. Desde 15 de novembro, quando foi colocado em atividade, o Vacimóvel aplicou mais doses que qualquer outro ponto de vacinação na cidade. Em média, no veículo, são aplicadas 150 doses de vacinas, principalmente contra a covid-19, por dia.

Como explica a secretária municipal de Saúde, Fernanda de Oliveira, o Vacimóvel foi idealizado para melhorar o acesso da população à imunização, ampliando assim a cobertura das vacinas de rotina. "Ele foi de extrema importância na vacinação contra a covid-19, pois conseguimos atingir um maior número de pessoas e, com isso, ter uma melhor cobertura vacinal contra a doença", afirmou.

Doses aplicadas no Vacimóvel
Novembro - 2.513
Dezembro - 3.241
Janeiro - 997
Fevereiro - 96 (mês de férias da equipe)
Março - 2.435
Abril - 2.020
Maio - 1.510 (mesmo com o veículo em manutenção por cerca de 14 dias)
Junho - 3.448

A unidade já circulou pelas dez regionais do município, participou de grandes eventos, como o Mundial de Vôlei e percorreu empresas e instituições de ensino da cidade oferecendo as vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana.

O Vacimóvel teve um importante papel também no atendimento às vítimas das chuvas que atingiram o município no início deste ano. A unidade circulou pelos abrigos que acolheram as pessoas desabrigadas e as regiões alagadas para vacinar a população contra hepatite A, além de conferir e atualizar a situação vacinal e emitir um novo cartão de vacinas para quem perdeu o documento na enchente.

O Vacimóvel
A ideia de uma unidade móvel de vacinação surgiu da equipe do Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde do SUS Betim, que identificou a necessidade de melhorar o acesso da população à vacina e de ampliar as coberturas vacinais do município. "Na rotina da sala de vacina percebemos que muitas vezes as mães deixam de vacinar as crianças porque moram longe da UBS e não têm condições de fazer o deslocamento ou não conseguem ir até a unidade no horário normal de funcionamento. A ideia do veículo, então, é deixar a vacina mais próxima da população. Fico feliz de ver que conseguimos isso com o Vacimóvel”, afirma a enfermeira do Setor de Imunização Adriane Couto.

A Secretaria Municipal de Saúde concebeu o Vacimovel para ser uma sala de vacina volante. O veículo é um furgão adaptado com uma antessala para conferência de cartão e registro da dose, computador com acesso à internet, uma sala de vacinas com pia que é acionada pelos pés, bancada de serviço, armários para os insumos e câmara fria para armazenamento das vacinas.

A secretaria adquiriu ainda um segundo veículo para transporte e distribuição dos insumos e vacinas para as unidades de saúde. O furgão é adaptado com compartimentos removíveis, permitindo transporte de pequenos volumes ou de grandes cargas.

Os dois veículos são climatizados para permitir o transporte de vacinas de forma mais segura.

Cronograma
No sábado, dia 9, o Vacimóvel estará na Escola Estadual do Bairro São Caetano (avenida São Caetano, 300 - São Caetano), de 8h às 13h.

Durante todo o mês de julho, o Vacimóvel estará disponível para a população colocar em dia o esquema vacinal, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Praça Tiradentes, no Centro de Betim. O veículo ficará posicionado em uma das regiões de maior fluxo de pessoas, ampliando as oportunidades para a população ter acesso às doses da vacina contra a covid-19 - D1, D2, 1º e 2º reforço, e contra a influenza.