Buscando diminuir o número de faltas e melhorar a oferta de procedimentos eletivos na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Betim está implantando a Central de Confirmação de Procedimentos Eletivos. A partir de agora, os usuários que tiverem atendimentos agendados, como exames ou cirurgias, receberão o contato de um profissional da Secretaria de Saúde dois dias antes da data marcada para confirmar a presença. A expectativa é que cerca de 200 pessoas sejam contatadas por dia.
Como explica o diretor de Regulação da Saúde, Cláudio Alves, a central foi criada para diminuir o absenteísmo dos procedimentos, melhorar a comunicação dos agendamentos e otimizar os recursos. “Quando um usuário falta, além perder aquela oportunidade, ele ocupa a vaga que poderia ser de outra pessoa. E mesmo não comparecendo, o município arca com os custos do procedimento agendado. Agora, com o contato da central, o paciente será lembrado do agendamento e, caso não confirme a presença, a vaga poderá ser passada para outra pessoa que aguarda atendimento”.
Durante o contato, os profissionais da Secretaria de Saúde não pedirão nenhum dado pessoal, somente confirmarão o nome, o procedimento, a data agendada e o comparecimento. O primeiro contato será feito por ligação telefônica. Caso o usuário não atenda, será enviada uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp. Se ainda assim não houver retorno, o profissional entrará em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência do paciente para confirmar que ele foi informado do agendamento.
“É importante que os usuários mantenham seu cadastro atualizado nas UBSs, pois é por meio do telefone cadastrado que a equipe entrará em contato. Caso o usuário não tenha o aplicativo WhastApp, ele poderá deixar o contato de um parente mais próximo”, informou o diretor.