31 MAI 2022
Defesa Civil de Betim abre inscrições para trabalhos voluntários na cidade
A Prefeitura de Betim abriu, nesta semana, inscrições para serviços voluntários no Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). O departamento é um importante elo entre o município e a comunidade, e tem como objetivo promover uma ação integrada nas operações de segurança. Os interessados em contribuir com a ação devem ser moradores de Betim, maiores de 18 anos. Devem, também, preencher o formulário disponível no site oficial da prefeitura (www.betim.mg.gov.br/voluntarios) e ficar atentos aos encontros e cursos de capacitação. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

Após o período de cadastros, a Superintendência de Defesa Civil organiza uma agenda de capacitações com os voluntários. Durante os encontros são apresentadas e debatidas questões da segurança de cada região da cidade, além de simulados, noções básicas de Defesa Civil, percepção de riscos, segurança no lar, prevenção e proteção contra incêndios e noções de primeiros socorros.

O superintendente de Defesa Civil, Walfrido Assis Lopes, recorda que nas últimas grandes chuvas registradas na cidade, os voluntários Nupdec foram de suma importância para os trabalhos desenvolvidos nas áreas de risco. “O voluntário se torna um agente multiplicador de informações e ações preventivas na região onde vive. Ele contribui na sensibilização dos moradores para ensinar práticas que podem diminuir riscos, preservar o meio ambiente e melhor a qualidade de vida” destaca.

Atribuições dos voluntários
• Colaborar com o monitoramento das moradias em áreas de risco.
• Solicitar vistorias.
• Receber e repassar alertas de chuvas.
• Colaborar com as  ações de  conscientização e preservação do meio ambiente.
• Participar de cursos de capacitação, encontros e seminários.