07 ABR 2022
Betim inicia aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 para idosos com idade a partir de 70 anos
A partir desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Betim amplia para os idosos com 70 anos ou mais a aplicação da quarta dose (ou 2º reforço) da vacina contra a covid-19. Conforme recomendações do Ministério da Saúde, o segundo reforço na imunização contra a doença deve ser feito 4 meses após o recebimento da primeira dose de reforço. A vacina está disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, e também no Vacimóvel.

No dia da vacinação, os idosos que forem receber a 4ª dose poderão receber, também, a vacina contra a influenza. Não é necessário aguardar um intervalo para tomar os imunizantes, pois eles podem ser coadministrados.

“Receber todas as vacinas e manter atualizado o cartão vacinal é muito importante, pois as pessoas estarão protegidas contra as doenças e evitarão casos graves que podem levar à morte e sobrecarregar os serviços de saúde. Por isso, pedimos aos idosos que se vacinem contra a gripe e completem o esquema vacinal contra  covid-19. Somente com a vacinação nossa população estará segura contra essas doenças.” alertou o secretário municipal de saúde Augusto Viana.

Os idosos devem conferir no cartão de vacinas a data em que receberam o primeiro reforço (3ª dose) para saber quando devem tomar o segundo reforço (4ª dose). Aqueles que estão com o esquema vacinal contra a covid-19 incompleto devem procurar a UBS referência o mais breve possível para receber a dose em atraso.

Para ser imunizado o cidadão deve apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas.

Entenda o esquema vacinal para os idosos com 70 anos ou mais:
1ª dose
2ª dose - Coronavac, 28 dias após D1 / AstraZeneca, 8 semanas após a D1 / ou Pfizer, 21 dias após a D1
1º Reforço ou 3ª dose - 4 meses após D2
2º reforço ou 4ª dose - 4 meses após 1º reforço