A Prefeitura de Betim iniciou, nesta segunda-feira (4), as Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Neste ano, as duas campanhas estão ocorrendo simultaneamente também com a vacinação contra a covid-19. Não é necessário aguardar um intervalo entre as doses, as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia. Os imunizantes estão disponíveis nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim, das 8h às 17h.
A 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza vai de 4 de abril a 3 de junho. Na primeira etapa, de 4 a 30 de abril, a vacina está disponível para os idosos a partir dos 60 anos e para os trabalhadores da saúde. No sábado, 30 de abril, será realizado o dia D, quando as crianças de 6 meses a 4 anos passam a ser contempladas. A partir de 2 de maio, a campanha amplia para os outros grupos prioritários: gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que também vai de 04 de abril a 03 de junho, é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde. O objetivo é imunizar o público infantil contra a doença e atualizar a situação vacinal dos profissionais, que estão mais expostos ao contágio.
“Receber todas as vacinas e manter atualizado o cartão vacinal é muito importante, pois as pessoas estarão protegidas contra as doenças e evitarão casos graves que podem levar à morte e sobrecarregar os serviços de saúde. Por isso, pedimos às pessoas que não deixem de se vacinar'', alertou o secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares,