04 ABR 2022
Betim é novamente selecionada para o Conexão Cultural
Inscrições para a primeira oficina já estão abertas
Betim vai participar, pela terceira vez, do projeto Conexão Cultural, desenvolvido pela empresa Planeta Cultura & Sustentabilidade e que conta com o apoio da prefeitura. A cidade foi selecionada por ser, atualmente, destaque na área da educação, com desempenho comprovado por pesquisas realizadas nas escolas municipais. O Conexão Cultural oferece oficinas, palestras, mostras e encontros, com o objetivo de promover troca de experiências e incentivar e fortalecer a rede de empreendedores do setor cultural. A edição de 2022 é voltada aos professores do Ensino Fundamental 1 e 2, bibliotecários, profissionais que atuam em projetos e organizações sociais, artistas, agentes culturais e também ao público dos municípios selecionados. Neste ano participam, além de Betim, as cidades mineiras de Arcos, Barão de Cocais, Caeté e Santa Bárbara. O projeto é realizado por etapas e vai até junho. As inscrições são gratuitas, sem limite de vagas.

O Conexão tem como foco o fortalecimento das culturas locais, com a premissa de que são essenciais para o desenvolvimento das cidades por meio do universo da leitura, das histórias, das memórias e das experiências. As atividades promovidas pelo projeto convidam o público a encantar, conectar e crescer por meio das histórias que representam imaginários, pessoas, territórios e práticas culturais de cada município. As comunidades educacionais, os agentes culturais e o público dos municípios serão articulados nas diferentes etapas do projeto, que contará com tradução em Libras e audiodescrição.

De acordo com o diretor de projetos da Planeta, Antônio Carlos de Freitas, a participação de Betim na iniciativa é fundamental para esse trabalho em rede com outras cidades. O município participou das edições 2018 e 2019. Em 2020 o evento não foi realizado em razão da pandemia de covid-19 e o de 2021 foi totalmente on-line, disponível apenas para as cidades de Matozinhos e São José da Lapa.

Inscrições

A primeira oficina - "A arte das histórias" -, que será realizada entre os dias 26 e 29 de abril, em formato on-line, já tem inscrições abertas. Interessados em participar devem acessar o link: https://bit.ly/OfArteDasHistorias e garantir a vaga até o dia 14 de abril. A inscrição é gratuita. No link o participante receberá todas as informações sobre como ter acesso à oficina, horários, dentre outros dados.

“O encanto do contar histórias está presente em nossas vidas. E pode ficar ainda melhor, quando as narrativas que formam nossas cidades são trabalhadas com técnicas para encantar o público”, diz a autora, ilustradora e contadora de histórias Renata Camargos, que irá comandar a oficina. As produções dos alunos farão parte de mostras realizadas presencialmente em cada cidade, durante o mês de junho.

As inscrições para as demais oficinas serão divulgadas posteriormente por meio do perfil da Planeta  no Instagram (https://www.instagram.com/planetacluster/). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cc.planetacultura@gmail.com.

Oficinas

– A arte das histórias, com Renata Camargos, dias 26 a 29 de abril.
– Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana Bernardes, de 03 a 06 de maio.
– Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes, de 10 a 13 de maio.
– Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes, de 16 a 20 de maio.
– Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva, de 25 a 27 de maio.

- Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras será organizada uma mostra artística em formato híbrido (presencial e on-line). Os espetáculos serão montados com os conteúdos de todas as cidades.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024