30 MAR 2022
Apac Betim será inaugurada nesta quinta-feira (31)
Unidade garante implementação de modelo alternativo, com foco na humanização e ressocialização de pessoas em cumprimento de pena
O município de Betim, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entrega, nesta quinta-feira (31), às 16h, o Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

A unidade, já em funcionamento desde o início de dezembro, tem capacidade para abrigar até 200 recuperandos, sendo 104 em regime fechado e 96 no regime semiaberto. O local conta com duas quadras poliesportivas – com 720 m² cada –, sendo que uma será utilizada por internos do regime semiaberto e a outra pelos do regime fechado.

Inédito no Estado e com foco na sustentabilidade, o projeto do centro de ressocialização prevê o uso de energia solar e de lâmpadas de LED. A unidade contará ainda com padaria industrial, pomar e horta.

Entusiasta do sistema Apac, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, destaca que a participação da prefeitura foi fundamental para que o local e a construção da unidade fossem garantidos. “Diante de um cenário de unidades prisionais superlotadas no município e em todo Estado, tivemos grande interesse no pleno funcionamento desta unidade. Doamos o terreno no Distrito Industrial do Bandeirinhas e fizemos a obra do prédio que tem 3.500 m² de área construída. Tudo isso para garantir uma forma mais humanizada de reinserção de quem está cumprindo pena em nossa cidade e melhor acolhimento aos familiares”.

"Em média, a não reincidência no crime das pessoas que cumprem pena no modelo Apac  pode chegar, em algumas unidades, a um índice de 85%. Isso prova que é um sistema muito mais eficiente do que o sistema prisional comum. Por isso é tão importante colocar essa Apac para funcionar”, finaliza Medioli.