As obras de construção do Viaduto Tiradentes - na região do bairro Cachoeira, em Betim -, que começaram há mais de dez anos e não foram concluídas durante as gestões municipais anteriores, serão finalmente retomadas. A atual administração dará início ao processo de conclusão da obra nesta sexta-feira (25), às 15h. As intervenções vão corrigir erros cometidos pela empresa que iniciou a construção e dar andamento à obra até sua conclusão, prevista para ocorrer em sete meses. Assim como outros empreendimentos, o Viaduto Tiradentes será construído por meio de contrapartida com a iniciativa privada.
O secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, que gerencia a obra, explica que o viaduto ligará os bairros Cachoeira e Guarujá. “Adequações serão feitas para que seja possível dar continuidade à construção. Serão realizados encaixes entre a via existente e o próprio viaduto, mas, para isso, será necessário cortar parte da estrutura erguida e, dessa forma, corrigir o erro para prosseguir com os trabalhos”.
Ele ressalta que o viaduto faz parte de um pacote de obras que transformarão a mobilidade urbana de Betim. “A construção do elevado irá minimizar os transtornos provocados pela linha férrea, que impede a fluidez do trânsito. A região dos bairros Cachoeira e Açude segue em crescimento, atraindo cada vez mais moradias, o que gera tráfego crescente de pessoas e de veículos. Diante disso, para atender essa demanda, o município buscou, em mais uma parceria com a iniciativa privada, viabilizar a conclusão da obra, que já é aguardada há muito tempo. É mais uma intervenção que vai reduzir distâncias e tempo de trânsito para melhor qualidade de vida da população”.
Localizado em frente ao cemitério Parque Jardim da Cachoeira, o Viaduto Tiradentes terá 59,45 metros de comprimento e 10,20 metros de largura.
Lançamento das obras de conclusão do Viaduto Tiradentes
Data: sexta-feira, 25 de março
Horário: 15h
Local: na estrutura do viaduto (em frente ao cemitério Parque Jardim da Cachoeira)