09 MAR 2022
Biblioteca municipal de Betim volta a funcionar aos sábados
A Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista volta, nesta semana, a funcionar aos sábados e, para marcar o retorno, a Prefeitura de Betim preparou um cronograma especial para este sábado (12), a partir das 9h. O dia será marcado pela comemoração ao Dia do Bibliotecário e à Semana da Mulher, com a presença confirmada do escritor Olavo Romano. Além disso, o espaço receberá da Secretaria Municipal da Educação (Semed) novos livros literários para o enriquecimento de seu acervo.

A biblioteca precisou ser fechada em março de 2020, em decorrência da pandemia de covid-19. Quando foi reaberto, em agosto de 2021, o local passou a funcionar apenas em dias úteis, das 8h às 17h.  Agora, com a ampliação da vacinação e a redução dos casos ativos de contaminação por coronavírus no município, o local passa a atender o público também aos sábados, das 8h às 12h, com todos os serviços disponíveis, como empréstimos de livros, consulta local, além de computadores com acesso à internet.

A coordenadora do espaço, Cristina Santos, ressalta a importância da reabertura. "A Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista será o único equipamento público cultural com a finalidade de leituras, pesquisas e estudos aberto aos sábados. Uma grande oportunidade para as famílias betinenses se instruírem e também se divertirem pelas páginas dos livros".

"A biblioteca pública é um importante patrimônio cultural que atende toda a cidade e região. A equipe que atua no espaço tem todo o cuidado de preservar a história na memória dos betinenses com seus inúmeros pesquisadores de diversas áreas, como educação, saúde, cultura, arte, entretenimento, economia, gastronomia e tecnologias", afirmou a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

Acervo
O acervo da biblioteca é vasto. Atualmente, a unidade oferece para toda a população mais de 60.000 volumes para empréstimo domiciliar ou consulta local. Desde 1992, a unidade conta com livros em Braille e em áudio, além de uma coleção rica de escritores betinenses e acervo patrimonial - com volumes dá década de 1960, obras autografadas com dedicatórias e documentos únicos e raros, com significado histórico ou fragilizados.

A biblioteca conta ainda com quadrinhos, almanaques, dicionários, literatura infanto-juvenil, brasileira e estrangeira, além de obras informativas que dão apoio a pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista
Programação de abertura: declamação de poesias, cochicho poético, comemoração ao Dia do Bibliotecário e à Semana da Mulher.
Escritor confirmado: Olavo Romano
Endereço da biblioteca: Rua do Rosário, 764, bairro Angola.