Operação foi montada para amenizar consequências das chuvas que atingiram a cidade no mês passado
Para mitigar os efeitos das chuvas que castigaram a cidade em janeiro deste ano, a Prefeitura de Betim realizou, entre os dias 14 de janeiro e 4 de fevereiro, uma operação que mobilizou mais de 150 trabalhadores para retirar das vias do município a terra proveniente de deslizamentos, entulho de construção civil e lama. A ação incluiu ainda o auxílio a moradores que precisaram retirar seus pertences de casa para mudança.
Todo esse trabalho gerou 21.500 toneladas de resíduos coletados. Para isso, a administração municipal disponibilizou 30 caminhões, sete retroescavadeiras e uma pá carregadeira. Colaboradores também estiveram empenhados na lavagem das ruas com caminhões pipa. Os locais mais atingidos foram a Colônia Santa Isabel, na região do Citrolândia, e o bairro Nossa Senhora de Fátima, na região do Alterosas, mas ocorrências foram registradas em vários pontos da cidade.
A presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Makatsuru, explica que ainda há um longo caminho para contornar os transtornos, já que a precipitação histórica provocou muitos estragos. “Enfrentamos um dos momentos mais difíceis de nosso governo. Vimos nos olhos das pessoas a dor, a tristeza e a frustração de ver suas casas tomadas pela água e pela lama. No entanto, unimos esforços para devolver a dignidade de quem perdeu tudo o que tinha. De lá para cá, os trabalhos não pararam. Engenheiros, técnicos e operacionais seguem dia após dia atuando nas regiões afetadas”, diz.