Para mitigar as consequências das chuvas de janeiro, que deixaram ruas e avenidas danificadas em quase todas as regiões da cidade, a Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), está executando uma grande força-tarefa para restabelecer a mobilidade das vias atingidas. Composta por Operação Tapa Buracos (OTB), desobstrução de bueiros e vias, e limpeza da lama deixada por córregos e rios, a gestão municipal segue reconstruindo a cidade após um período intenso de precipitação, que chegou a 607,1 mm só no primeiro mês do ano.
Nas dez regionais da cidade, 302 ruas receberam OTB, que envolveu quatro equipes compostas por 30 homens. Para realizar o serviço foram gastas mais de 1.559 toneladas de massa asfáltica.
Durante o período mais crítico, oito vias localizadas nos bairros Serra Negra, Casa Amarela, Gorduras, Vianópolis, Parque das Indústrias e Citrolândia foram desobstruídas pelas equipes. Mais de dez caminhões, dentre outras máquinas, foram utilizados nos trabalhos. Além disso, 40 trabalhadores, como motoristas, engenheiros, operadores de máquina e carpinteiros participaram das intervenções.
Foi realizado ainda o tratamento e a desobstrução de estradas vicinais - em Betim, atualmente, elas totalizam 140 km. A ação ocorreu em 28 bairros da cidade, resultando em 5.200 m³ de material empregado e mais de 28 km de vias. Só nesse tipo de trabalho foram envolvidos 22 trabalhadores.
Para a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, o município tem dado uma resposta rápida aos cidadãos diante do imenso desafio que surgiu. “Há décadas não víamos um volume de chuvas tão grande em Betim. As águas provocaram diversos estragos, mas temos uma equipe competente e empenhada, que, instantaneamente, agiu e tem agido para minimizar e solucionar as consequências dos temporais que nos assolaram”.