11 JAN 2022
CHUVAS
Prefeitura de Betim reforça trabalhos de manutenção em toda a cidade
Chuvas que assolam o município desde sexta-feira (7) têm causado diversos transtornos; equipes técnicas estão alertas, atendendo os chamados com agilidade

A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), está com equipes espalhadas nas dez regionais do município a fim de reparar os danos causados pelas chuvas. Confira, no fim do texto, um balanço das ações realizadas pelas equipes de manutenção de infraestrutura nessa segunda-feira (10). Os trabalhos seguem nesta terça (11).

Além das Ecos, a frente de trabalho estabelecida pela administração municipal conta com a Superintendência Municipal de Defesa Civil - que coordena as ações -, por todas as secretarias que compõem o governo e por uma vasta equipe de voluntários.

Para a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, só é possível dar uma resposta à altura das necessidades que o momento demanda graças à união entre o poder público e a comunidade. “Desde a primeira ocorrência que recebemos na sexta-feira (7), nossas equipes estão empenhadas num trabalho árduo, 24 horas, para socorrer as pessoas em situação de vulnerabilidade. São resgates de pessoas ilhadas, transporte de móveis e pertences pessoais, recolhimento e distribuição de donativos para as famílias, além de operações para restabelecer a segurança nas vias públicas. Não vamos parar enquanto houver uma família sem atendimento. É um trabalho em conjunto”, afirma.

Ações realizadas na segunda-feira (10)

- Equipe de recuperação de estrada vicinal: patrolamento na estrada do Aroeira, que passa pelo Casa Amarela, dando acesso à MG-155.

- A rede de drenagem da Av. Marco Túlio Isaac, no sentido bairro-Centro, na altura do bairro Parque das Indústrias, foi desobstruída. O mesmo trecho recebeu limpeza, com retirada do barro.

- Na rua Violeta, no Vila das Flores, foi construído um cordão em rip rap (sistema que impede o barranco de ceder). O local ainda foi coberto por lona e a via recebeu limpeza em função do acúmulo de barro.

- Uma das equipes de tapa-buracos fez um cordão de massa asfáltica na rua Irajá, no Salomé, para proteger o local de novos deslizamentos.

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

Rua José de Alencar, bairro Jardim Petrópolis

Rua Anastácio Franco Amaral, bairro Jardim Petrópolis

Rua Irajá, bairro Salomé

Rua Progresso, bairro Imbiruçu

Rua Santo Afonso, bairro Vianópolis

Rua Boa Vista, bairro Vianópolis

AÇÕES DE LIMPEZA  E RECUPERAÇÃO DE VIAS

MGs 050, 060 e 155.

Rua Matão, no bairro Citrolândia.

Recuperação da estrada Fazenda Paraíso, Serra Negra

Estrada para Mário Campos, bairro Bandeirinhas - retirada de árvore e tratamento de erosão.