Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Betim - MG e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Betim - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Linkedin
Rede Social Youtube
Rede Social WhatsApp
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
30
30 NOV 2021
Central de Intérprete de Libras de Betim disponibiliza assistência on-line à pessoa com surdez
enviar para um amigo
receba notícias
A Central de Intérprete de Libras da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd) de Betim - vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - oferece, a partir de agora, o serviço também de forma híbrida. A partir desta semana, a pessoa com surdez poderá solicitar que o auxílio seja prestado pela internet, na modalidade de videochamada, para atendimento em equipamentos públicos. Interessados devem solicitar o serviço pelos telefones 3594-2350 ou 99450-6876. Mesmo com a modalidade híbrida, o serviço presencial continua sendo prestado a quem preferir. Com a iniciativa, Betim se torna a sexta cidade de Minas a oferecer o serviço de forma on-line.

De acordo com a coordenadora da Caapd, Patrícia Gil, a reestruturação do trabalho tem como objetivo oferecer acesso irrestrito da pessoa com surdez aos serviços públicos. “É uma iniciativa que amplia e otimiza os serviços prestados com o mesmo número de profissionais. Além disso, concede mais autonomia para o surdo, uma vez que ele não precisará levar um acompanhante ou familiar para mediar o atendimento. É uma ferramenta que permite um grande avanço para o município na acessibilidade”. 

Ela explica que, para garantir um intérprete de libras por meio de videoconferência, é necessário que o usuário tenha um celular com acesso à internet ou que o equipamento público acessado - Unidade Básica de Saúde, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), dentre outros, por exemplo - disponibilize o smartphone, tablet ou outro dispositivo. As chamadas de vídeo serão feitas em horário previamente combinado via WhatsApp ou por meio de aplicativos como Teams. 

Patrícia GIl ressalta que o serviço de intérprete de libras da Caapd é oferecido à pessoa com surdez moradora de Betim apenas para acesso aos serviços públicos disponibilizados no município. “É importante as pessoas terem essa consciência, pois, infelizmente, já tivemos profissionais passando quase uma semana por conta de um usuário que pretendia trocar de carro. Quando você utiliza essa assistência para fins pessoais, uma pessoa que precisa ter acesso a um serviço básico acaba ficando sem amparo. As empresas privadas precisam destinar uma parte de suas receitas para garantir essa acessibilidade aos clientes. É uma obrigação legal. Nosso dever é garantir que todos sejam bem atendidos nos equipamentos públicos”. 

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Cleusa Lara, destaca que a atual gestão está rompendo barreiras entre os serviços prestados pelo município e a pessoa com surdez. “O ideal seria que cada setor de todos os equipamentos públicos, desde a recepção até a última etapa do atendimento, tivesse um intérprete disponível, porém infelizmente isso não é possível. Disponibilizar um intérprete on-line, então, é uma forma de ampliar a acessibilidade do usuário e, ao mesmo tempo, permitir a ele mais autonomia. É uma iniciativa pioneira, pois apenas cinco cidades mineiras já ofereciam, e que demonstra nossa preocupação com a inclusão e com o atendimento de qualidade no serviço público. Vamos implementando aos poucos e realizando, ao longo da experiência, todos os ajustes necessários”.   
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia